Derex da Fiesp/Ciesp informa as indústrias sobre nova obrigatoriedade junto ao Siscoserv no processo de exportação e importação
- Atualizado emEmpresas deverão realizar registro de contratações de fretes e seguros internacionais, entre outros serviços
Dulce Moraes, Agência Indusnet Fiesp
Atualmente, as empresas que realizam transações internacionais têm um prazo de 30 dias para informar ao Sistema Integrado de Comercio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações (Siscoserv) as operações de venda ou aquisição internacional de serviços que produzam variações no patrimônio. Até o final deste ano, esse prazo passará a ser de 180 dias.
Entre os diversos serviços que deverão ser registrados no Sistema estão à contratação de fretes e seguros internacionais na exportação e na importação; despesas no exterior de funcionários a serviço de empresa domiciliada no Brasil; serviços de instalação de maquinário e equipamentos, industriais, cessão de direitos sobre patentes ou marcas, entre outros.
No último dia 18, foi realizada uma palestra na sede das entidades para esclarecer sobre os procedimentos. Para acessar o conteúdo da palestra, clique aqui.
A área de Apoio e Facilitação do Comércio Exterior da Fiesp e do Ciesp também elaborou um Comunicado detalhando todas as mudanças e criou um serviço de atendimento e esclarecimentos de dúvidas. As indústrias interessadas podem entrar em contato pelos telefones (11) 3549-3245, 3549-4833 e 3549-4360 ou pelos e-mails: apoiocomex@fiesp.org.br ou atendimento@ciesp.org.br.
Para acessar o Comunicado na íntegra, clique aqui.