Estudos sobre perda de participação de mercado do Brasil na América do Sul
- Atualizado emAgência Indusnet Fiesp
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), publicou estudo que analisa o comportamento das exportações brasileiras de bens industriais destinadas aos países da América do Sul. O documento identificou que, durante a década de 2011-2021, o Brasil perdeu market share na região para outras origens de fornecimento de produtos industriais. Considerando o diagnóstico, o documento apresenta possíveis hipóteses para a perda de espaço do Brasil no comércio regional, entre as quais figura a existência de entraves regulatórios como obstáculos às exportações brasileiras.
Acesse neste link o estudo da Fiesp publicado em parceria com o CEBRI Sob essa perspectiva, a Fiesp e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) publicaram estudo direcionado a compreender o atual estágio das discussões para a regulamentação e harmonização de regulamentos técnicos na América Latina e a apresentar propostas de política pública destinadas ao aprimoramento do marco regulatório regional envolvendo o tema.
Confira aqui o estudo Fiesp/Ciesp sobre a agenda de cooperação regulatória na América Latina
A partir do diagnóstico identificado e das propostas de política pública apresentadas, é possível perceber que ações de cooperação regulatória, ao eliminar ou minimizar custos de adaptação, representam oportunidade para a reconquista de mercados historicamente estratégicos às exportações brasileiras de bens industriais.
Caso haja a necessidade de qualquer esclarecimento adicional, a equipe do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp está à disposição por meio do e-mail derex@fiesp.com.br ou pelos telefones (11) 3549-4493/4215/4437/4483.