Cooperativa para as Indústrias de São Paulo

Cooperativa para as Indústrias de São Paulo

Foi lançado o Induscoop, cooperativa para empresas do setor com condições de crédito competitivas

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

Para saber mais sobre o acesso ao crédito, clique aqui

A partir de agora, as indústrias do estado de São Paulo terão uma nova alternativa de acesso a crédito em condições competitivas, uma das principais demandas do setor. Foi lançado, nesta segunda-feira (16/10), o Induscoop, parceria entre Fiesp, Ciesp e a central cooperativa Unicoob, filiada ao Sicoob, que disponibilizará linhas de crédito atraentes para as empresas do setor.

Para o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, essa parceria é de extrema importância, pois o setor de cooperativa de crédito tem registrado crescimento significativo no âmbito do setor financeiro brasileiro. “É uma excelente solução para as Pessoas Jurídicas (PJs)”, diz ele, lembrando que a maioria das indústrias é micro, pequenas e médias com mais dificuldade para acessar linhas favoráveis.

Rafael Cervone, presidente do Ciesp, lembrou que o endividamento das empresas aumentou nos últimos anos. “Uma rede de atendimento [como a das cooperativas] amplia a concorrência”, afirmou. Em poucos dias, 140 empresas já foram atendidas e R$ 4,4 milhões de crédito liberados. Foram criadas ainda uma linha específica para a missão liderada pela Fiesp à China e outra para as empresas que querem antecipar o 13º dos funcionários. Na linha do 13º, por exemplo, os juros vão de 1,40% a.m. até 1,75% a.m.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da SICOOB Metropolitano e membro do Conselho de Administração da UNICOOB, Luís Ajita, hoje são mais de 177 mil cooperados, o que demonstra a força do cooperativismo.

Vantagens oferecidas pelas cooperativas

A adoção de um sistema de cooperativas pode ser considerada um instrumento eficaz para a ampliação do acesso ao crédito com benefícios para as empresas. Entre eles, maior rentabilidade e menor inadimplência, com taxa de juros menores que o restante do mercado. O sistema de cooperativa aumenta a concorrência no mercado financeiro e pressiona os demais bancos a diminuírem seus preços.

Entre as vantagens do sistema, PIX sem cobrança para PJ, atendimento personalizado para a Fiesp e o Ciesp e cartões com programa de fidelidade. Outra vantagem é a quantidade de agências disponíveis, mais de 100 espalhadas pelo estado de São Paulo, para apoio ao capital de giro e antecipação de recebíveis, entre outras possibilidades.

Assinatura de termo de parceria entre indústria e cooperativas de crédito SICOOB/INDUSCOOP. Fotos: Everton Amaro/Fiesp

Assinatura de termo de parceria entre indústria e cooperativas de crédito SICOOB/INDUSCOOP. Fotos: Everton Amaro/Fiesp

Assinaram o Termo de Parceria – Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp, Rafael Cervone, presidente do Ciesp, Marcio de Souza Gonçalves, presidente da Central das Cooperativas de Crédito UNICOOB, Luiz Ajita, presidente do Conselho Sicoob Metropolitano, Solange Carvalho Martins, presidente do Conselho Sicoob Meridional, Waldir Armelino Campana, presidente do Conselho Sicoob Arenito, Osnei José Simões Santos, presidente do Conselho Sicoob Aliança, Mauro Rogerio Costa Fernandes, diretor presidente Sicoob Credicapital, Carlos Alessandro Schlick, diretor de mercado Sicoob Central UNICOOB, Paulo Roberto Mondaini, diretor de gestão Sicoob Ouro Verde, José Antonio Zilli, diretor de mercado Sicoob Integrado.