Ciesp Botucatu promove palestra sobre Licenciamento Ambiental e Logística Reversa aos associados
- Atualizado emApresentação aconteceu nesta segunda-feira durante a primeira Reunião de Diretoria e Conselho de 2025
Aconteceu na quarta-feira, 19/02, na sede do Ciesp – Regional Botucatu, a primeira reunião de Diretoria e Conselho de 2025. O encontro teve como objetivo apresentar uma retrospectiva das atividades realizadas no ano anterior, trazer os benefícios que a entidade pode oferecer aos associados e também debater temas relevantes para o setor industrial.
Patrícia Dias, diretora titular do Ciesp Botucatu apresentou o calendário de reuniões de 2025, a programação das atividades da regional ao longo do ano e os principais destaques dos últimos meses com o Boletim Ciesp.
A reunião também contou com 2 pitches, com a participação das empresas TOTVS e Controlla Finanças e Apoio Administrativo, que realizaram apresentações sobre soluções para gestão empresarial. Em seguida, Roberta Alvarenga, do Instituto Repense, compartilhou o relatório de encerramento da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Centro-Oeste Paulista e da Conferência Livre de Lençóis Paulista, abordando os principais encaminhamentos discutidos nos eventos.
A palestra da noite ficou por conta de Ricardo Lieutaud, do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Ciesp/Fiesp. Ele fez uma apresentação sobre Licenciamento Ambiental e Logística Reversa, trazendo informações essenciais para a adequação das indústrias às normativas ambientais.
Para a diretora titular do Ciesp – Regional Botucatu, Patrícia Dias, as informações compartilhadas pelo convidado são de extrema relevância para os empresários, pois foram apresentadas dicas de como ganhar tempo e economizar dinheiro cumprindo à risca a legislação ambiental. “Quem atua no setor industrial sabe que as licenças ambientais podem ser um pesadelo e atrasar qualquer projeto de expansão, por exemplo. Mas com as informações que o Ricardo nos trouxe ficou muito claro que é possível superar esses processos burocráticos sem dor de cabeça. Ter acesso a esse tipo de palestra, além da consultoria do Departamento de Desenvolvimento Ambiental é uma das várias vantagens de ser associado ao Ciesp”, salienta.
Parceiros de jornada – Também estiveram presentes na reunião representantes de entidades que caminham lado a lado com o Ciesp na defesa dos interesses da indústria na região, como: Senai, Sebrae, Parque Tecnológico Botucatu e OAB – Subsecção Botucatu.