Ciesp Botucatu comemora 73 anos com painel para reflexão sobre os impactos da inovação e tecnologia na indústria
- Atualizado emNa noite da última quinta-feira, 15, o Ciesp– Regional Botucatu realizou sua comemoração de 73 anos com o Painel “Cenários da Indústria na região em tempos de inovação e transformação digital”. O evento teve como sede o Parque Tecnológico Botucatu e recebeu autoridades de diversos municípios da região, lideranças das indústrias e empreendedores.
Na mesa de convidados que debateram os temas propostos pelo painel, estiveram Patrícia Dias, diretora do Ciesp Botucatu; Mário Pardini, prefeito de Botucatu; Paulo Cadorin, diretor administrativo da Irizar Brasil; Mouana Sioufi, gerente de relações institucionais da Bracell; e João Gabriel, diretor de planejamento da Santa Massa Alimentos.
O painel foi composto por quatro blocos, que discutiram “Inovação e tecnologia na indústria”, “Parcerias público-privadas na indústria”, “Educação e qualificação profissional na indústria” e “Desafios regulatórios e legislativos da indústria”.
A diretora titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias, comemorou a realização do evento, mencionando a importância da união entre os entes da indústria.
“Foi uma noite produtiva, que nos mostrou a necessidade de termos representatividade. Não dá mais para trabalhar de forma isolada e o papel do Ciesp é esse, de estar perto dos empresários, e representar os interesses do setor em Botucatu e toda a região. Agradeço aos nossos associados, que fazem da nossa regional uma das mais produtivas do Estado de São Paulo”, afirmou Patrícia.
João Gabriel, executivo da Santa Massa Alimentos, reforçou a importância das estratégias disponibilizadas pelo CIESP, também para as empresas que buscam solidificação no mercado.
“O papel que o CIESP ocupa é importante especialmente para as empresas em crescimento. Elas precisam de apoio e nada melhor do que ter apoio de quem é referência em disponibilizar treinamento, materiais, expertise que contribuem para o crescimento estruturado dos negócios”, afirmou João Gabriel.
“A parceria é bem vinda sempre. É uma porta que a gente abre para fomentar e acelerar o crescimento de uma região. E isso deve partir das empresas também, contribuindo para o desenvolvimento de todos”, finalizou João Gabriel.
Paulo Cadorin exemplificou uma das lutas que o Ciesp trava e deve continuar lutando neste ano em apoio às indústrias.
“O apoio do Ciesp na desoneração da folha é fundamental. É uma preocupação que atinge grande parte dos empresários e o Ciesp tem seu papel de apoio às empresas neste sentido”, citou o diretor administrativo da encarroçadora de ônibus rodoviários, Irizar Brasil.
Parcerias público-privadas
O tema das parcerias público-privadas também ganhou destaque durante o painel. Mouana Sioufi, contou sobre o que a Bracell tem feito na qualificação da mão de obra.
“A parceria público-privada é uma prática importante. Seja visando melhorias na infraestrutura, seja para a construção de unidades de educação, é algo fundamental. Estamos fechando uma parceria com o Senai para levar qualificação profissional para 22 cidades. Essa demanda vem do município e nós, olhando para isso, não podemos deixar os jovens alheios. Vamos continuar conversando com prefeitos e secretários para alavancar esse projeto”, relatou a gerente de relações institucionais da Bracell.
Pelo lado do Poder Público, o prefeito de Botucatu, Mário Pardini, recordou sobre o projeto Emprega Jovem, uma parceria da Prefeitura de Botucatu com o Ciesp e Senai, que subsidiará a capacitação profissional para jovens formados em escolas públicas.
“O homem público tem que ser obstinado em gerar postos de trabalho. O Emprega Jovem vai transformar essa relação do jovem com a indústria. Estamos dando oportunidade aos que são formados em escola pública, subsidiando o estudo desse jovem e, paralelamente, criando um pacto com as indústrias da Cidade para que absorvam essa mão de obra qualificada”, disse Pardini.
A importância das parcerias também é consenso entre os vereadores presentes. Alessandra Lucchesi, Erika Liao, Sargento Laudo, Silvio dos Santos e Marcelo Sleiman opinaram unânimes sobre a temática.