Artigo: CIESP Araraquara comemora conquistas e mantém foco na competitividade em 2025
- Atualizado emPor Rafael Cervone* e Bruno Franco Naddeo**
O CIESP Araraquara, criado em 1954, celebra seu aniversário de 71 anos em 20 de fevereiro. E tem muito a comemorar, pois, no balanço de 2024, destacou-se por diversas realizações que fortaleceram o setor industrial da cidade e dos outros 16 municípios de sua jurisdição: Américo Brasiliense, Borborema, Cândido Rodrigues, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Jaboticabal, Monte Alto, Nova Europa, Novo Horizonte, Rincão, Santa Adélia, Santa Lúcia, Tabatinga e Taquaritinga.
O ano foi marcado por encontros inspiradores, palestras transformadoras e eventos que reforçaram o compromisso com a indústria e a comunidade empresarial. Dentre as principais conquistas, destaca-se a Rodada de Negócios, em 26 de novembro, que promoveu mais de 800 reuniões entre empresas de Araraquara, Matão e São Carlos, fomentando parcerias e oportunidades comerciais na região.
Em 2025, nosso foco será a continuidade das ações em prol da competitividade. Seguiremos empenhados em promover o desenvolvimento industrial e empresarial na região por meio de diversas iniciativas, como cursos de capacitação, que oferecerão oportunidades de aprimoramento profissional. Pretendemos, também, fortalecer parcerias com instituições como o SESI e o SENAI, visando a programas que melhorem a qualidade da vida dos trabalhadores e aumentem a produtividade das empresas.
No aspecto referente à advocacy, estamos empenhados em ampliar nossa parceria com o Governo do Estado para aumentar a adesão ao Acordo Paulista e fomentar investimentos em tecnologias verdes. Defenderemos, ainda, políticas tributárias mais justas e incentivos que contribuam para a competitividade das empresas no cenário internacional e crescimento das exportações.
Planejamos apoiar e fortalecer as indústrias locais tendo como parâmetros os desafios previstos no cenário econômico e no contexto do setor. As iniciativas e ações incluem: incentivo à inovação e tecnologia, com workshops que ajudem as empresas na adoção de tecnologias inovadoras; e fortalecimento da cadeia de suprimentos, com a realização de rodadas de negócios que estimulem o mercado local e reduzam custos.
Sem dúvida, os segmentos de tecnologia e inovação receberão atenção especial, visando à incorporação de soluções em inteligência artificial para otimizar processos, melhorar a eficiência e reduzir custos, incluindo o uso da automação em linhas de produção. A energia renovável, como a de fonte solar, também será priorizada para contribuir na redução de custos e sustentabilidade.
Seguimos muito atentos e empenhados em apoiar e estimular as empresas em todas essas áreas. Com um histórico de conquistas expressivas, o CIESP Araraquara está preparado para enfrentar os desafios de 2025, fortalecendo a indústria e promovendo avanços que impactem positivamente a economia regional, paulista e nacional.
*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
**Bruno Franco Naddeo é o diretor-titular do CIESP Araraquara.