Araraquara e região celebram o Dia da Indústria com crescimento e inovação
- Atualizado emNo período pós-pandêmico, segmento se destaca pelas exportações recordes e investimentos significativos com o apoio do Ciesp
Celebrado no dia 25 de maio, o Dia da Indústria é simbólico para Araraquara e região. Nos últimos anos, a cidade se consolidou como um polo industrial próspero e em constante crescimento, impulsionando os municípios vizinhos. Segundo dados do Ciesp, somente entre janeiro e abril de 2024, a região representada pela entidade, que engloba 17 cidades, exportou US$ 747 milhões, um valor 13% maior que o mesmo período do ano passado, que já havia registrado números recordes.
Atualmente, com um diversificado e amplo parque industrial, que contribui significativamente para o desenvolvimento econômico do estado de São Paulo e do Brasil, Araraquara e região se destacam pela produção e comercialização de aeronaves e aparelhos espaciais, preparações de produtos hortícolas, frutas, açúcares e produtos de confeitaria, máquinas e instrumentos mecânicos, equipamentos elétricos, roupas e produtos têxteis, entre outros.
Com sua localização estratégica e excelente infraestrutura, a região também tem atraído investimentos significativos, impulsionando o crescimento de novas indústrias e a ampliação das existentes. O Ciesp atua de maneira proativa para criar relações que consolidam benefícios.
“Regionalmente, estamos em um momento de crescimento pleno no pós-pandemia, já atingindo os níveis de negociação anteriores a 2020 e 2021. Isso amplia a nossa responsabilidade como entidade representativa do setor, que tem como objetivo fomentar crescimento, geração de empregos, competitividade e até boas práticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança nas empresas, sejam elas associadas ou não”, destaca Bruno Franco Naddeo, diretor titular do Ciesp Araraquara.
Esses temas, inclusive, foram debatidos pelos diretores regionais da entidade recentemente, em reunião ocorrida em São José dos Campos/SP. Na ocasião, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, reforçou o andamento de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, que pretende mapear as novas vocações econômicas por região, incluindo a de Araraquara.
“Foi um encontro importante e produtivo, com visita ao parque industrial da Embraer na cidade, que também possui operações regionais em Gavião Peixoto, e constantemente posiciona seus produtos na liderança de exportações. Desde já, buscar essa integração entre todas as macrorregiões gera dados e ações que podem ser usados na criação de um plano de desenvolvimento de longo prazo, que seja uma política de Estado e não de Governo”, comentou Naddeo.