Workshop apresenta demandas para produção de equipamentos navais para petróleo e gás - CIESP

Workshop apresenta demandas para produção de equipamentos navais para petróleo e gás

Organizado pelo Competro Fiesp/Ciesp, workshop dedicado a equipamentos de barco de apoio reúne principais empresas envolvidas na exploração e produção de petróleo e gás

Começou na manhã desta quinta-feira (5/12) o workshop “Tecnológico –Equipamentos Especiais para Barcos de Apoio” na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O objetivo da oficina é apresentar meios de financiar e produzir maquinários utilizados na exploração de petróleo e gás.

Organizadores do encontro, o Comitê da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás (Competro) da Fiesp/Ciesp e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) pretendem acelerar o processo de nacionalização de equipamentos e serviços para o setor.

O workshop sobre meios de financiar e produzir maquinários utilizados na exploração de petróleo e gás. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp
O workshop: meios de financiar e produzir maquinários para o setor de petróleo. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Segundo o Competro, serão apresentados ao menos 10 equipamentos selecionados na carteira de projetos do Plataformas Tecnológicos (Platec) para elétrica e eletrônica, automação e metal-mecânica na indústria naval e offshore.

As empresas devem apresentar ao longo da programação suas demandas tecnológicas às indústrias fornecedoras participantes, com o objetivo de desenvolve projetos de fabricação de equipamentos utilizados em barcos de apoio, em parceria com empresas nacionais.

“A partir desse momento, o evento começa a ganhar um cunho bem mais técnico, onde estaremos investigando as tecnologias. E o principal objetivo é encontrar para cada equipamento a formação de uma equipe em torno desse projeto para que possamos rumar  para nacionalização dos equipamentos que serão apresentados”, explicou Jorge Bruno, gerente de tecnologia da Onip.

Roriz Coelho fez a abertura do evento na Fiesp nesta quinta-feira (05/12). Foto: Tâmna Waqued/Fiesp
Roriz Coelho fez a abertura do evento na Fiesp nesta quinta-feira (05/12). Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O chefe do Departamento de Operações Descentralizadas Reembolsáveis da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Rodrigo Coelho, apresentou os programas de financiamento e crédito do órgão para projetos ligados à exploração de petróleo e gás.

O workshop foi iniciado com palavras de boas vindas do coordenador do Competro, José Ricardo Roriz Coelho.

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp