Universo dos games é destaque no Festival de Empreendedorismo da Fiesp - CIESP

Universo dos games é destaque no Festival de Empreendedorismo da Fiesp

Tássia Almeida, Agência Indusnet Fiesp

Abrir os caminhos para o empreendedorismo e inspirar novos negócios. Em sua quinta edição, o Festival de Empreendedorismo da Fiesp (Festemp) apresenta, nos dias 24 e 25 de novembro, dois dias inteiros de programação gratuita, focada na cultura empreendedora, troca de experiências, inspiração e capacitação dos participantes.

Com o objetivo de formar e desenvolver líderes com perfil empreendedor, o Festemp terá um dia inteiro dedicado ao empreendedorismo no mundo dos games. No outro, serão apresentados temas diversos como revolução 4.0, agritech, mulheres e negócios, impacto social e esportes. A programação contará também com workshops, palestras, painéis e atividades que incentivam a prática de ações inovadoras. O público ainda poderá conferir o totem com realidade aumentada, fazer um curso de segurança para patinete e bicicleta e abrir CNPJ sem custo no estande do Sebrae.

O Brasil ocupa a 13ª posição no ranking dos países que mais consomem games no mundo, segundo a edição 2019 do estudo da NewZoo, empresa de pesquisa da indústria dos games. Independente do cenário econômico brasileiro, esse mercado cresce de forma exponencial. O cenário também tem apresentado mudanças no perfil dos gamers, como a crescente entrada das mulheres no meio. Hoje, elas já representam 41% do total de jogadores.

No ano passado, este universo lúdico foi mais lucrativo do que a indústria de Hollywood e da música juntas, movimentando US$ 137 bilhões globalmente. A NewZoo projeta uma movimentação de US$ 152 bilhões até o final de 2019, representando aumento de 9,6% em relação a 2018. “É um mercado onde qualquer um pode empreender”, destaca Roger Apolinário, diretor titular do Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Fiesp. Ele ainda cita o crescimento do eSports no Brasil, competições profissionais de jogos eletrônicos, que também têm destaque na programação do Festemp.

Acompanhe a programação 

De acordo com Roger, os empreendedores irão contar com um ambiente de inovação rico em conteúdo. No dia 24/11, o Festival apresenta painéis sobre mulheres no universo gamer, o game como opção de investimento, os bastidores das competições, o universo do eSports e games como ferramenta de inclusão.

Haverá também workshops sobre plano de carreira nos games e como funcionam os times de sucesso, além de apresentação de cases de influenciadores desse universo como Claudia Andriolo, conhecida como ‘Haru’. Ela se dedica ao trabalho de criação, produção e edição do Canal da Haru no Youtube, que conta com quase 1 milhão de inscritos. O canal traz análises sobre livros, mangás, animes e gameplays de jogos variados.
No dia 25/11, os temas estarão voltados para novos posicionamentos de marca para uma sociedade em transformação, revolução 4.0, agritech (plantando o futuro) e empreendedorismo e negócios com impacto social, mindset, produtividade 4.0, conhecimento e comunicação humanizada.

Para inscrever-se e acompanhar a programação, acesse: http://www.fiesp.com.br/festemp

Serviço
Festemp 2019
Dias: 24 e 25 de novembro
Horário: das 9h às 17h30
Local: Prédio da Fiesp (Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)