Toyota conquista Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental com projeto de eficiência energética - CIESP

Toyota conquista Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental com projeto de eficiência energética

 

Com o trabalho “Projetos de Energia Renovável e de Eficiência e Conservação de Energia em Processos Produtivos e Não-Produtivos”, a Toyota do Brasil Ltda. foi a vencedora do 14º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, realizado na noite de ontem (2).

 
Também receberam menções honrosas a Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), a Unilever Brasil, a BSH Continental e a Magno Pack. Veja mais abaixo os resumos dos projetos.
 
O vice-presidente e diretor-titular do Departamento de Meio Ambiente (DMA), Nelson Pereira dos Reis, ressaltou a importância desse tipo de premiação, “que reconhece e incentiva as boas práticas ambientais das empresas”. Ele lembrou que as indústrias têm se empenhado não apenas em cumprir as exigências da legislação ambiental, mas também em empreender projetos voluntários.
 
Fernando Rei, presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), fez alusões à recente divulgação da lista com as cem empresas que mais emitem CO2 no Estado de São Paulo (veja nota de esclarecimento da Fiesp). “A indústria paulista deu mostras de grande maturidade e coragem ao apresentar publicamente seus inventários de emissões de CO2”, declarou, acrescentando que “reconhecer a importância de enfrentar um problema como o aquecimento global é sinal de modernidade, é pensar grande. Infelizmente, esse gesto de coragem da indústria não foi acolhido dessa forma pela imprensa”. Rei destacou a importância do Prêmio de Mérito Ambiental: “Premiar as empresas que fazem mais e melhor é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.
 
O presidente do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da Fiesp, Walter Lazzarini, comentou que a participação da Cetesb, na cerimônia de premiação e na comissão julgadora que avaliou os trabalhos das empresas concorrentes, “simboliza a superação de um preconceito que sempre opôs o setor público ao setor privado. Hoje, observa-se uma evolução de ambos”, enfatizou.
 
Resumos dos projetos:
 
Toyota: Energia Renovável
Unilever: Casa do Bem
Magno Pack: Embalagem Biodegradável
BSH: Cuidando do Brasil
Cosipa: Ganhos Ambientais
 
Sílvia Lakatos, Agência Indusnet Fiesp