Terceirização: Fiesp/Ciesp e centrais sindicais buscam consenso sobre o tema
- Atualizado emComissão espera garantir os direitos dos trabalhadores e a segurança jurídica das empresas
Foi constituído, nesta terça-feira (15/01), grupo de trabalho formado por representantes da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e as seis centrais sindicais, cuja missão será elaborar proposta de consenso, a ser encaminhada ao Governo Federal, para regulamentar a terceirização no País. A comissão foi instituída em reunião na Fiesp/Ciesp, convocada pelo presidente da entidade, Paulo Skaf, que salientou: “É fundamental que empresas e trabalhadores encontrem soluções para esse tema de elevada importância, pensando de maneira sinérgica no que será melhor para o Brasil”.
As deliberações do grupo de trabalho, cuja primeira reunião será agendada para a primeira quinzena de fevereiro, partirão do pressuposto de que a terceirização deverá garantir os direitos básicos dos trabalhadores e a segurança jurídica das empresas. A comissão será constituída por três representantes do Conselho de Responsabilidade Social da Fiesp/Ciesp, dentre eles o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, seu presidente, e o professor José Pastore; três representantes do Departamento Sindical da entidade, dentre os quais os empresários Roberto Della Manna e Roberto Ferraiulo; três membros de cada uma das seis centrais sindicais; um representante do Ministério do Trabalho; e um do Ministério Público.
Participaram da reunião de hoje, além dos representantes da Fiesp/Ciesp, os presidentes da Central Sindical, Paulo Pereira da Silva, e da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah, e o secretário-geral da CUT, Quintino Severo, dentre outras lideranças da classe trabalhadora. Também estiveram presentes, o deputado federal Paulo Delgado (PT-MG) e André Grandirolli, representante do Ministério do Trabalho.
Fonte: Agência Indusnet Fiesp