Sugestões voltadas ao meio ambiente são apresentadas na Fiesp - CIESP

Sugestões voltadas ao meio ambiente são apresentadas na Fiesp

Cristina Carvalho, Agência Indusnet Fiesp

O Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da Fiesp reuniu nesta terça-feira (24/9) seus grupos de trabalho para apresentação de sugestões para conservação do meio ambiente. Os temas apresentados eram voltados à economia circular, reciclagem de resíduos, logística reversa, geração de energia a partir de resíduos sólidos e questões tributária e fiscal nos materiais reciclados.

Entre os destaques apontados pelos coordenadores dos grupos de trabalho, encontra-se a necessidade de inovação, criação de modelos de negócios para essa cadeia, pensando no produto do início ao fim e o desenvolvimento de políticas públicas. A complexidade tributária e fiscal foi apontada como entrave ao desenvolvimento da cadeia sustentável.

Ainda de acordo com os dados apresentados na reunião, enquanto a Suécia recicla 100% de seus resíduos, o Brasil recicla apenas 3% e menos de 20% dos municípios brasileiros possuem coleta seletiva. Um dos motivos apontados está na dificuldade que as empresas têm de reaproveitar os materiais, justamente pelo processo de pesquisa e inovação.

“Muitos acham que a economia circular é um discurso, mas lá na frente será exigência legal. Países europeus que já têm essa prática vão querer que países não desenvolvidos, como o Brasil, demonstrem estar praticando esses princípios para poder fazer o intercâmbio comercial”, avaliou Eduardo San Martin, presidente do Cosema.

Grupos de trabalho da indústria apresentam propostas para incentivo à economia circular, reciclagem de resíduos sólidos e energia renovável. Foto: Karim Kahn/Fiesp