Skaf recebe medalhistas do Senai-SP nas seletivas da 44ª WorldSkills - CIESP

Skaf recebe medalhistas do Senai-SP nas seletivas da 44ª WorldSkills

Rosângela Gallardo, Agência Indusnet/Fiesp

Com 17 medalhas de ouro, 11 de prata, 5 de bronze e 5 certificados de excelência na bagagem, a equipe do Senai-SP, que participou das seletivas da 44ª WordSkills em 32 cidades de todo o país, foi recebida com festa por Paulo Skaf, presidente da Fiesp, do Ciesp e do Senai-SP, na manhã desta quarta-feira (24/8) em São Paulo.

Com esse desempenho, o Departamento Regional paulista cravou mais um índice: obteve quase 60% das medalhas em relação à participação brasileira. “Esse resultado foi excelente”, comemorou Paulo Skaf, lembrando que a delegação paulista representou 40% do total de ocupações representadas no evento. “Vocês são alunos que nos orgulham muito, mas também desejo agradecer aos instrutores, coordenadores, diretores e a toda equipe técnica do Senai-SP, que ajudaram a transformar esse sonho em realidade.”

O próximo passo será representar os mais de 200 milhões de brasileiros em Abu Dabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 19 de outubro de 2017, onde será realizado o próximo mundial de educação profissional, que reunirá mais de 70 países. Na última edição desse torneio, realizada em São Paulo, no ano passado, o Brasil alcançou a primeira colocação desbancando potências como Coreia do Sul, Japão e Alemanha. E, mais uma vez, teve o fundamental apoio dos competidores paulistas. Das 11 medalhas de ouro conquistadas em 2015, 6 vieram de São Paulo.

“Em nosso Estado, o conhecimento é interconectado, e o foco são as pessoas”, pontuou Walter Vicioni, diretor técnico do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP.  “Estamos muito satisfeitos porque todos vocês caminharam em direção ao mundo do saber e tiveram sucesso nessa caminhada.”

Parte significativa desse resultado veio da escola Senai “João Martins Coube”, de Bauru. Foram 6 medalhas de ouro, historicamente, o melhor resultado da história de uma única escola da instituição. “Tenho muito orgulho em vestir a camisa do Senai-SP”, afirmou Paulo Sérgio de Medeiros Jr., o lugar mais alto no pódio na modalidade Instalações Elétricas Prediais, defendida pelo competidor desse município. Os alunos Paulo Renan Ferreira Molaia e João Paulo Luis da Silva, ambos também de Bauru e medalhistas de ouro, respectivamente, nas modalidades Funilaria Automotiva e Manutenção de Veículos Pesados, cantaram uma versão da música Saudade da Minha Terra, imortalizada pela dupla Tonico e Tinoco, para homenagear o presidente da Fiesp e do Senai-SP.

A medalhista Thaís Freitas de Lima, vencedora da modalidade Confeitaria, resume o sentimento do grupo. “Treinamos de segunda a sábado, entre 10 e 12 horas por dia, e continuaremos nesse ritmo. Estou muito feliz porque o Senai-SP é uma família.”

Skaf com os medalhistas das seletivas para a 44ª WorldSkills. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp