Skaf incentiva brasileiros a inovar e a crescer - CIESP

Skaf incentiva brasileiros a inovar e a crescer

Odair Souza, Agência Ciesp de Notícias

Cerca de 450 pessoas participaram na quinta-feira (4), em Sorocaba, do VIII Encontro Jovem Empreendedor, realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Ciesp. O evento foi realizado no auditório da FIT – Flextronics Instituto de Tecnologia e contou com presenças importantes da área empresarial e política, como o presidente do Ciesp e da Fiesp, Paulo Skaf, o ex-governador José Serra e o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, entre outros.

No evento, jovens de Sorocaba e região e de outros 27 núcleos do NJE’s Regionais, distribuídos pelo estado participaram do encontro cujo tema central foi “O Brasil que queremos ser”, que foi desmembrado em painéis complementares: O Brasil que queremos ser no desenvolvimento econômico, no empreendedorismo, na sustentabilidade, na inovação e no mundo.

O presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, manifestou satisfação com a participação maciça dos jovens e elogiou o envolvimento da juventude em ações proativas visando o desenvolvimento do País. “Com eles se envolvendo em eventos como esse o Brasil só tem a ganhar”, afirmou.

Skaf enfatizou as ações do empresariado em inovação e na busca da competitividade do País. “O Brasil é fantástico, temos potencial e a classe empresarial não tem que ter medo de tentar inovar e crescer”, incentivou.

No período da manhã, o ex-governador Jose Serra falou sobre desenvolvimento econômico. Ele destacou a importância da indústria no contexto econômico brasileiro e considerou que o setor produtivo precisa da atenção do governo por meio de medidas concretas e duradouras. “Não há Brasil sem indústria, não há país sem indústria. Temos que reativar fábricas e colocar a economia desse mercado novamente nos trilhos.” Serra considera que alta taxa de juros prejudicada o mercado, principalmente o setor produtivo.

“Essa é a primeira vez que Sorocaba sediou um encontro estadual do NJE e com um tema tão relevante para o futuro do Brasil. Em 2009, o encontro foi realizado em Jundiaí, com palestras do Amyr Klink e do Marcelo Ferreira presidente da Adidas no Brasil, entre outras. Em 2010, o evento foi organizado pelo NJE de Guarulhos”, observou o coordenador do NJE-Sorocaba, Rodrigo Dantas de Figueiredo.

Para Carlos Frederico Faé, diretor titular do NJE-Ciesp, o Encontro Jovem Empreendedor é o principal evento do ano, organizado por jovens para os jovens que buscam obter sucesso em seus negócios através do associativismo. “É sem dúvida uma grande oportunidade de estarmos juntos e ampliar nossas redes de contato, aperfeiçoar nossos conhecimentos por meio das palestras e acima de tudo discutir temas relevantes para cada um de nós e para o País”, ressaltou Faé.


Fotos: Ayumi Yamamoto