Skaf inaugura teatro e núcleo de tecnologia em SBC - CIESP

Skaf inaugura teatro e núcleo de tecnologia em SBC

A indústria paulista entregou nesta quarta-feira (18) para São Bernardo do Campo mais de R$ 4 milhões de investimentos, que serão revertidos em capacitação profissional e cultura.

Esse foi o aporte realizado pelo Senai-SP e o Sesi-SP, respectivamente, na instalação do Núcleo de Tecnologia em Mármores e Granitos Valter Peres Fortunato e do Teatro Senai, ambos instalados na Escola Senai Mario Amato.

“Inaugurar um centro tecnológico que será referência para a América Latina e um espaço cultural amplamente democrático é uma grande satisfação”, ressaltou Paulo Skaf, presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) durante a solenidade, que reuniu mais de mil pessoas, entre lideranças políticas e empresariais e a comunidade local.

Skaf destacou o trabalho das entidades ligadas à indústria para ampliar os atendimentos nas áreas de educação, esporte, saúde, alimentação e cultura, assim como o esforço da federação no sentido de atenuar os efeitos da crise financeira, como o corte de vagas em todos os setores produtivos.

“Por meio do Senai-SP, abrimos 100 mil matrículas gratuitas para capacitar trabalhadores de empresas que suspenderam ou reduziram jornada de trabalho de acordo com o previsto na legislação”, lembrou o líder empresarial.

Com essa medida, explicou, as empresas terão a chance de ampliar a qualificação de sua mão-de-obra, e os trabalhadores, por outro lado, poderão ampliar suas perspectivas de emprego e renda quando a economia retomar seu ritmo de crescimento. “Devemos aproveitar este momento, que é adverso, para o aprimoramento profissional”, pontuou Skaf.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, aproveitou a ocasião para elogiar o desempenho do País nessa fase de turbulência econômica internacional:  “Ao continuar com seus investimentos, o Brasil está dando exemplo de como enfrentar um momento difícil”.

Referência na América Latina
Criado para apoiar a competitividade do setor, o Núcleo de Tecnologia em Mármores e Granitos Valter Peres Fortunato é o mais bem equipado do setor em toda a América Latina.

Além dos ambientes voltados à capacitação profissional, com módulos que variam de quatro a 160 horas, o local prestará assessoria técnica e tecnológica para as empresas.

Também oferecerá serviços de polimento, corte, acabamento e execução de painéis e mosaicos e ensaios laboratoriais de resistência, porosidade, absorção de água, dilatação, abrasão e análise química de rochas e minerais.

Nova proposta cultural
O Teatro Senai nasce com a proposta de levar a intensa programação cultural do Sesi-SP, gratuitamente, à população. Ao longo do ano, o espaço promoverá apresentações de teatro, música, show e exposições, divulgando novos talentos e artistas já consagrados.

Rosângela Gallardo, Agência Indusnet Fiesp