Skaf e ministros argentinos tratam de negociações comerciais - CIESP

Skaf e ministros argentinos tratam de negociações comerciais

Agência Ciesp de Notícias

“A reunião atendeu às expectativas, foi positiva, construtiva e leva ao entendimento cada vez melhor entre os dois países”, afirmou o presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Paulo Skaf, após encontro, nessa quinta-feira (2), com o ministro de Economia da Argentina, Hernan Lorenzino e a ministra de Indústria, Débora Giorgi, em Buenos Aires, além dos secretários de Comercio Exterior, Beatriz Pagliari, e de Comércio Interior, Guillermo Moreno

Para ele, é necessário ampliar o Mercosul, fazendo com que o comércio entre brasileiros e argentinos cresça equilibrando a balança comercial. “É interessante que o Brasil compre mais da Argentina, principalmente em setores nos quais nosso vizinho tenha possibilidade para atender a demanda brasileira”, explica Skaf, que cita como exemplo os setores naval e petroquímico (nafta).

Antes da reunião, Skaf conversou com representantes de companhias como Petrobras, Vale, Gerdau, Itaú, Banco do Brasil, GM, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Correa, JBS, entre outros, para saber quais as perspectivas de empresários brasileiros que possuem negócios em território argentino. O encontro aconteceu na Embaixada do Brasil onde Skaf e os empresários alertaram sobre a importância de Brasil e Argentina trabalharem juntos em questões que envolvem os países asiáticos, como por exemplo, a invasão de produtos chineses nos mercados de ambos países, prejudicando a balança comercial.

O presidente da Fiesp/Ciesp chegou ontem (1) a Buenos Aires e cumpre agenda oficial até amanhã, sexta-feira (3). A visita tem como principal objetivo buscar soluções amigáveis para as restrições – anunciadas recentemente pelo governo de Cristina Kirchner – que criam regras restritivas para as exportações de produtos de consumo brasileiros.