Skaf destaca participação da indústria no crescimento do PIB e critica elevação de impostos - CIESP

Skaf destaca participação da indústria no crescimento do PIB e critica elevação de impostos

 

O presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Paulo Skaf, analisou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro divulgado nesta terça-feira (10) pelo IBGE, que aponta crescimento de 5,8% no primeiro trimestre.

 
Skaf destacou a participação da indústria de transformação e da construção civil no bom desempenho da economia, mas ressaltou que a elevação dos impostos foi muito maior do que a produção. “O aumento dos impostos indiretos foi de 8%, contra 5,8% do PIB. Este é o sexto trimestre consecutivo em que os impostos crescem mais do que os diversos setores da economia, como agricultura, a indústria ou o setor de serviços”, afirmou.
 
Segundo Skaf, o Brasil dispõe de todas as condições para manter um crescimento sustentável, mas o câmbio sobrevalorizado, os juros altos e os impostos excessivos colocam o país na contramão do crescimento. “O aumento de juros é lamentável. Seria muito mais saudável para o Brasil se o Governo cuidasse melhor dos gastos públicos”, concluiu.
 
Rose Matuck
Agência Indusnet Fiesp