Siscomex Carga será tema de palestra no Ciesp Sorocaba - CIESP

Siscomex Carga será tema de palestra no Ciesp Sorocaba

 

O Departamento de Comércio Exterior da Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Sorocaba realizará, nesta quarta-feira (16), das 9h às 11h, palestra sobre o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex Carga), que é utilizado pela Receita Federal para controlar e fiscalizar embarcações, mercadorias e contêineres que passam pelos portos brasileiros.
 
Durante a palestra – que será ministrada por Maurício Paris, gerente de desembaraço da Kuehne Nagel, empresa especializada em transações de importação e exportação- serão abordados temas como os sistemas de controle da Receita Federal do Brasil e suas integrações, o conceito do Siscomex Carga, as atribuições e os prazos de cada agente interveniente, os erros e atrasos, e as penalidades previstas.
 
Após a implantação do Siscomex Carga, em março de 2008, a Receita Federal passou a exigir que as empresas antecipem informações sobre suas mercadorias.
 
Por meio do sistema, o órgão recebe eletronicamente os dados dos produtos que serão importados ou exportados, antes que eles sejam colocados em navios. Com o cruzamento antecipado das informações, os fiscais podem identificar indícios de fraudes e entrar nas embarcações para fiscalizar antes do despacho aduaneiro.

Segundo a Receita Federal, o sistema ainda amplia o controle de carga, facilita o fluxo logístico regular do comércio internacional, reduz o tempo de liberação de mercadorias pelos fiscais e melhora a qualidade da seleção de cargas para fiscalização nos portos.

 
Serviço
Local: Ciesp-Sorocaba – Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, Alto da Boa Vista.
Incrições gratuitas: (15) 4009-2900 ou cursos@ciespesorocaba.com.br.
 
Agência Ciesp de Notícias
15/07/2008