Sesi-SP abre inscrições para o PSQT 2008 - CIESP

Sesi-SP abre inscrições para o PSQT 2008

 

Estão abertas, até o dia 30 de maio, as inscrições para o Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho (PSQT). O concurso é aberto a empresas industriais de todo o Estado e a adesão e participação são gratuitas.

 
Utilizado como ferramenta de gestão social por estimular a produtividade e a competitividade em diferentes áreas industriais, o PSQT avalia indicadores de mensuração da qualidade de vida dos trabalhadores baseados no modelo de excelência da Fundação Nacional de Qualidade, reconhecido internacionalmente.
 
Sondagem realizada com as indústrias participantes revela que a adoção do modelo de avaliação proposto pelo prêmio contribui para a diminuição do absenteísmo, dos processos trabalhistas e dos acidentes de trabalho, bem como o aumento da escolaridade dos trabalhadores e a inserção dos PNES no mercado profissional.
 
Premiações estaduais – No Estado de São Paulo, a classificação das empresas concorrentes ao prêmio contempla, primeiramente, uma fase regional, na qual as indústrias estão agrupadas em sete áreas: Grande São Paulo e Litoral (incluindo Guarulhos e Osasco); Vale do Paraíba (Mogi das Cruzes); Sorocaba (Tatuí, Itapetininga e Itu); Campinas (Jundiaí, Mogi Guaçu, Rio Claro, Araras, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Limeira e Indaiatuba); Bauru (Jaú, Marília, São Carlos, Araraquara e Ourinhos); Birigui (S. J. do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente) e Ribeirão Preto (Sertãozinho, Ribeirão Preto e Franca). Esta etapa antecede as fases seletivas – Estadual, Regional Sudeste e Nacional – previstas no Regulamento do PSQT.    
 
Podem concorrer ao prêmio todas as empresas do setor industrial do Estado de São Paulo, tanto contribuintes adimplentes do SESI quanto optantes pelo Simples. As indústrias serão avaliadas pela adoção de boas práticas de gestão de pessoas, ações de educação e desenvolvimento profissional, qualidade de vida, segurança no trabalho, iniciativas ambientais e projetos sociais voltados à comunidade.  
 
Criado em 1996, o prêmio tem o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, da Organização Internacional do Trabalho – OIT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria – CNTI. O PSQT é dividido em quatro categorias, segundo o porte das empresas inscritas:
 
– Categoria A / Microempresa (até 19 funcionários)
– Categoria B / Pequena Empresa (de 20 a 99 funcionários)
– Categoria C / Média Empresa (de 100 a 499 funcionários)
– Categoria D / Grande Empresa (acima de 500 funcionários)
 
As empresas vencedoras, por categorias, nas sete regiões de São Paulo participam das etapas classificatórias ao prêmio Estadual e Regional Sudeste. Ao 1º lugar será entregue troféu e ao segundo, Placa de Menção Honrosa. Todas as empresas concorrentes ao prêmio recebem Certificado de Participação.
 
As indústrias vencedoras na Regional Sudeste concorrem ao Prêmio Nacional. As campeãs receberão o Selo SESI de Qualidade no Trabalho 2008, troféu, Medalha da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, síntese das boas práticas da empresa editadas em livreto, participação de um dirigente da empresa em um evento internacional sobre Responsabilidade Social Empresarial, indicado e custeado pelo SESI e divulgação em mídia nacional e nos meios de comunicação que o Sistema CNI dispõe.
 
O processo de avaliação irá considerar o exercício da responsabilidade social nas empresas, relacionada ao seu público interno, em quatro áreas:
 
Gestão – modelos de estilo gerencial e relações interpessoais que melhoram a atmosfera do trabalho e estimulam a produtividade e bem-estar dos funcionários;
Educação e Desenvolvimento – ações voltadas à elevação da escolaridade e à contínua formação dos profissionais;
Qualidade de Vida – ações relacionadas à saúde, segurança no trabalho e promoção de oportunidades voltadas para cultura, esporte e lazer como forma de ocupação prazerosa do tempo livre e superação do desgaste físico e mental dos trabalhadores;
Desenvolvimento Socioambiental – gerenciamento dos negócios da empresa de maneira ética e que contribua para o desenvolvimento social e a preservação ambiental.
 
A seleção das concorrentes envolve quatro etapas de avaliação: auto-análise da direção da empresa sobre sua gestão; pesquisa de clima organizacional aplicada em amostra de funcionários; visita técnica de equipe de auditores da qualidade do SENAI para inspeção dos processos, com acompanhamento de representantes do SESI; etapa julgadora de validação das notas classificatórias, realizada por membros da Fundação Nacional da Qualidade e representantes de instituições do governo e sociedade civil.
 
A inscrição vai até 30 de maio. As premiações nas sete regiões paulistas ocorrerão entre julho e agosto. A premiação estadual será realizada em 12 de agosto. Os vencedores nacionais serão conhecidos dia 10 de novembro. A ficha de inscrição, o regulamento e os instrumentos de avaliação estão acessíveis no site do Sesi.
 
Fonte: Imprensa Sesi/Senai
 
Agência Ciesp de Notícias
24/04/2008