Senai-SP oferecerá vagas gratuitas para empresas e trabalhadores que fecharem acordo - CIESP

Senai-SP oferecerá vagas gratuitas para empresas e trabalhadores que fecharem acordo

As empresas e trabalhadores que fecharem acordo para suspensão ou redução de jornada de trabalho, de acordo com o previsto na legislação, terão a seu dispor 100 mil vagas do Senai de São Paulo. O compromisso foi reafirmado nesta sexta-feira (9) pelo presidente do Ciesp e da Fiesp, Paulo Skaf, durante reunião com sindicalistas da Força Sindical.

“Inicialmente serão 100 mil vagas, mas podemos aumentar este número se necessário. É preciso quebrar paradigmas e observar novas formas de lidar com esta crise. E a recapacitação dos trabalhadores, gratuitamente, vai neste sentido”, acrescentou Skaf.

O objetivo é levar os trabalhadores no tempo ocioso para as escolas do Senai ou treiná-los no próprio local de trabalho, sem nenhum custo para as empresas.

A legislação atual permite que, por meio de acordo com sindicato, as empresas possam reduzir a jornada de trabalho com conseqüente redução dos salários.

“Uma grande vantagem ao trabalhador é a possibilidade de reciclagem e qualificação profissional em cursos que, em valores de mercado, seria muito difícil pagar”, enfatizou Skaf.

Carlos Dias, Agência Indusnet Fiesp