Senai-SP inaugura nova área de negócios - CIESP

Senai-SP inaugura nova área de negócios

Empresários de diferentes setores industriais, profissionais de design e estudantes passaram a tarde da última segunda-feira (6) ouvindo elogios à diversidade e alegria brasileiras.


Os elogios marcaram a exposição de Roberto Galisai, mestre pela Faculdade de Design do Politécnico de Milano, convidado para o ciclo de palestras que antecedeu a inauguração do Senai São Paulo Design.


Galisai também contou um pouco da história do design na Itália, contextualizou como ele é fator de competitividade para as médias e pequenas empresas daquele país e destacou o quanto as empresas valorizam essa ferramenta de diferenciação de produtos, principalmente em Milão.


“O design faz parte da cultura da cidade porque está no DNA de todos os setores produtivos, desde a concepção dos produtos, passando pela fabricação, até as embalagens e formas de exposição para chegar ao consumidor final.”


Com nove mil estudantes de Design, Milão é referência na formação profissional dessa área, e Galisai atribui esse sucesso à produção, quase que artesanal dos produtos italianos, o que garante também sua qualidade.


Um dos pontos altos da apresentação foi quando o palestrante italiano enfatizou a necessidade de o Brasil em criar uma identidade própria. “A Itália exporta design e o Brasil, felicidade. As empresas brasileiras precisam transmitir esse sentimento e diversidade a seus produtos”.


Valorização estética


Newton Gama, consultor em Design com trabalhos em empresas como Brastemp, Cônsul e Whirlpool, e segundo palestrante, falou do papel da estética dentro das empresas. Para ele, dentre os desafios dos profissionais dessa área, o maior é entender o que o consumidor quer e captar suas necessidades.


Gama falou da trajetória do design no Brasil e salientou a importância da construção de uma marca forte, nos dias atuais. “O design deve ser visto como ferramenta transversal, que envolve os processos de criação, desenvolvimento e produção com o objetivo de criar coisas funcionais e atrativas para o consumidor”, destacou Gama.


Assim como Roberto Galisai, o consultor brasileiro ressaltou a importância de explorar nossa cultura e diversidade na hora de pensar o design brasileiro.

 
Nova área de negócios

O Senai São Paulo Design é uma nova área de negócios da instituição e seu objetivo é prestar serviços em design para as indústrias. O núcleo vai oferecer consultoria técnica, capacitação profissional, desenvolvimento de projetos e produtos e informações sobre tendências internacionais para apoiar a produção brasileira na busca de novos mercados.


“O design é um fator de competitividade porque envolve desde a funcionalidade do produto até pesquisas para a utilização de novos materiais, processos de produção e novas tecnologias”, ressaltou Paulo Skaf, presidente da Federação das Industrias do Estado de São Paulo (Fiesp).


Para Walter Vicioni, superintendente de integração do Sesi-SP, o núcleo terá o papel de solucionador de problemas. “Teremos condições de atender diferentes setores produtivos e suas demandas, sejam elas a criação de um marca ou o desenvolvimento de embalagens especiais.”


Sheila Brabo, gerente do Senai São Paulo Design, explicou o que são as nove linhas especiais do novo núcleo de negócios, entre elas a 1ª Bienal de Produção Paulista de Design, que difundirá a produção nacional para os mercados interno e externo.


Também serão criados prêmios setoriais para estimular o desenvolvimento de novos projetos nas empresas e um observatório, que promoverá palestras e workshops para a disseminação do design internacional. O núcleo funcionará na Avenida Paulista, 1313, 4º andar, na Capital.


Michele Carvalho, Agência Indusnet Fiesp