Saiba o que poderia ser feito com o dinheiro que o Brasil gasta por causa dos juros altos - CIESP

Saiba o que poderia ser feito com o dinheiro que o Brasil gasta por causa dos juros altos

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

O presidente Paulo Skaf e o diretor-titular de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, apresentaram na terça-feira (29), em coletiva à imprensa, umaferramenta on-line inédita, que relaciona os juros pagos pelo governo brasileiro com a vida do cidadão e a economia real.

No site do Jurômetro, é possível saber quanto o governo paga de juros pela dívida que tem, se esse valor é alto ou baixo e como esse dinheiro poderia ser utilizado para produzir bens, oferecer, melhorar e ampliar os serviços públicos, caso o governo não pagasse juros tão elevados. Por exemplo, entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2011, o setor público gastou R$ 177,5 bilhões em juros. Com esse dinheiro seria possível construir 192 mil escolas modelo.

O sistema se baseia em duas diretrizes: simplicidade nos cálculos e ajustes constantes, sempre que algum dado oficial é alterado pelo governo. Para a criação da ferramenta, os técnicos da Fiesp fizeram um acompanhamento da série histórica de juros pagos pelo governo.

Em setembro de 2011, segundo dados do Banco Central, a dívida líquida (diferença entre o que deve e o que devem a ele) do governo brasileiro representava aproximadamente 37,2% do Produto Interno Bruto (PIB) acumulado em 12 meses.

Se comparado ao México, por exemplo, o Brasil paga mais que o dobro do governo mexicano. Títulos públicos brasileiros de três meses pagavam juros de 12% ao ano em agosto de 2011. Títulos públicos mexicanos semelhantes pagavam juros de 4,2% ao ano no mesmo período. Veja a íntegra da pesquisa da Fiesp

Para ilustrar o assunto e engajar o público jovem no tema dos juros altos, a Fiesp apostou em uma divertida animação com o Papai Noel visitando o Brasil e conhecendo o Sr. Jurômetro. Confira o que aconteceu nessa aventura em www.jurometro.com.br.

Agência Ciesp de Notícias