Rodoanel: Ciesp espera inauguração do trecho Sul com inclusão de novo ramal que favorece acesso do ABC
- Atualizado emProjeto de ligação entre Mauá e a capital paulista, feito a pedido da entidade, foi encaminhado ao governo do estado
As obras do trecho Sul do Rodoanel Mário Covas – que liga o trecho Oeste com as rodovias Imigrantes, Anchieta e o Porto de Santos – devem estar concluídas em 2010, mas a falta de uma interligação no projeto atual pode comprometer o fluxo de veículos e o escoamento de mercadorias na região de Mauá. O Ciesp, representado pela regional de Santo André, criou no início do ano uma Comissão, composta pelas principais entidades da região, para conhecer os detalhes da obra – e constatou que o projeto não prevê a ligação da Avenida dos Estados, em Mauá, com a Jacu Pêssego, na capital paulista. “Inaugurar o novo trecho sem esse ramal seria inaugurar uma obra inacabada”, afirma o diretor titular do Ciesp Santo André, Shotoku Yamamoto.
A falta dessa ligação isolaria o acesso de grande parte da região do ABC ao trecho Sul do anel viário, já que a Avenida dos Estados é uma via de grande escoamento de cargas entre o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e o Porto de Santos. Sem o acesso, todo o fluxo da avenida em direção ao Rodoanel cairia no bairro de Capuava, área que já enfrenta trânsito intenso. “Há uma estimativa de que devam passar 200 mil veículos por dia nesse trecho. Todo o fluxo vai cair no bairro, e terá que passar pela chancela na estação ferroviária”, aponta Eduardo Silva, gerente do Ciesp local.
Mas um anteprojeto feito pela empresa Geométrica a pedido do Ciesp e do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC pode trazer alívio para os empresários que já prevêem problemas logísticos para a região. “Não é um projeto para execução, mas uma proposta que pode se tornar um projeto concreto. Nós não apenas levantamos o problema, como também vamos apresentar uma solução efetiva ao levar o pleito ao governo do estado”, explica o gerente do Ciesp.
Projeto
Em março, o Ciesp e demais membros da Comissão reuniram-se com o Consórcio Intermunicipal para discutirem a adequação do sistema viário. A solução encontrada foi a construção de um viaduto sobre a estação ferroviária de Capuava, em Mauá, eliminando-se a passagem de nível. A empresa contratada – que também foi responsável pelo projeto de prolongamento do viaduto JK até a Avenida Jacu Pêssego, que deve sair do papel em setembro – analisou a proposta e fez um anteprojeto que, segundo o Ciesp local, é estimado em 200 milhões de reais, e deve utilizar a Avenida Rosa Kasinski para a interligação. “É uma avenida paralela à linha do trem, e tem terreno disponível para essa opção. Vai ser preciso uma desapropriação, para construir viadutos longos. Os raios têm que ser grandes, para não perder velocidade”, explica Eduardo Silva.
A idéia foi bem aceita pelo diretor regional do Ciesp, Shotoku Yamamoto. “É uma solução bastante razoável, pois o que queremos é uma alternativa, para não ficar esse hiato na obra”, expõe. A tarefa agora é convencer o governo do estado a aceitar a sugestão, dar andamento ao projeto inicial e incluir o novo trecho na obra principal do Rodoanel. De acordo com o 2º vice-presidente do Ciesp, Fausto Cestari, que ficou incumbido de levar o projeto até a Secretaria de Estado dos Transportes, todo o material foi encaminhado à assessoria da Secretaria, que informou que faria contato com a Dersa (responsável pela construção do Rodoanel) para discutir a proposta.
Foto: Arquivo Dersa
Agência Ciesp de Notícias
Mariana Ribeiro
09/06/2008