Rodadas de negócios do Ciesp batem recordes de resultados em 2012
- Atualizado emAgência Ciesp de Notícias
A série de rodadas de negócios do Ciesp fechou o ano de 2012 batendo todos os recordes de resultados alcançados em anos anteriores. Entre abril e novembro, diretores e técnicos da Área de Produtos, Serviços e Negócios da Entidade percorreram diversas regiões do Estado de São Paulo para levar mais uma opção de negócios ao industrial paulista.
Tradicional no interior do Estado, o evento é realizado durante todo o ano e reúne empresas industriais e de serviços, filiadas ou não ao Ciesp. No ano, foram 22 rodadas, com participação de 2.785 empresas fornecedoras e 522 empresas âncoras que, juntas, realizaram cerca de 30 mil reuniões de negócios e um volume esperado de R$ 63 milhões em negociações futuras.
No ano passado, a entidade realizou rodadas de negócios em São José dos Campos, Piracicaba, Jundiaí, Campinas (Paulínia/Petróleo e Gás), Sorocaba, Santos, Mogi das Cruzes, Indaiatuba, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Osasco, Araçatuba, Sorocaba, Taubaté, São José do Rio Preto, Campinas, Araraquara, Santos (Petróleo e Gás), São Paulo, Marília, Jacareí e Rio Claro.
Para José Henrique Toledo Corrêa, diretor de Produtos, Serviços e Negócios do Ciesp e coordenador do evento, a rodada é o melhor custo-benefício para as empresas, que podem fazer dezenas de contatos em um único dia e aumentar sua carteira de clientes e fornecedores.
“A aproximação com as âncoras é uma condição importante para quem fornece, porque geralmente as pequenas e médias empresas têm dificuldades em vender para as grandes companhias. A rodada é uma certeza de que o empresário vai ao menos realizar o primeiro contato”, diz o diretor. “Trata-se de uma alternativa ágil para a tradicional venda porta a porta, situação em que o pequeno fornecedor chega a esperar meses para ser atendido por uma grande empresa”, enfatiza Corrêa.
Grandes empresas
As grandes empresas âncoras participam das rodadas dispostas a divulgar sua lista de compras e conseguir novos fornecedores. No evento, as micro, pequenas e médias empresas têm oportunidade de contatar, em um único dia e local, as áreas comerciais de compradores como CSN, Fiat, Kaiser, Nadir Figueiredo, Petrobras, Securit, Wickbold, Sesi e Senai, Caterpillar, Embraer, órgãos de governos, montadoras e até do Exército Brasileiro.
No evento, cada empresa tem 10 minutos por reunião para apresentar seu produto ou serviço às âncoras, e também poderá contatar os demais participantes. Ao final das quatro horas de negócios, a soma de reuniões pode ultrapassar 2 mil contatos.
Os encontros envolvendo associados do Ciesp tomaram força em 2008, com o início da crise mundial. A Entidade enxergou neste modelo de negócios “frente a frente” uma oportunidade para apoiar empresas na superação dos problemas decorrentes da turbulência econômica.