Presidentes Jair Bolsonaro e Paulo Skaf lançam pedra fundamental do Colégio Militar de São Paulo - CIESP

Presidentes Jair Bolsonaro e Paulo Skaf lançam pedra fundamental do Colégio Militar de São Paulo

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

O presidente Jair Bolsonaro esteve hoje (3/2), em São Paulo, com o propósito de cumprir agenda de lançamento da pedra fundamental do Colégio Militar de São Paulo, no Campo de Marte, acompanhado por Paulo Skaf, presidente da Fiesp, Ciesp e Sesi-SP.

Estiveram presentes à rua Olavo Fontoura, 1.300, diversas autoridades civis e militares para o descerramento de Placa Alusiva ao Colégio Militar de São Paulo, um marco do lançamento da Pedra Fundamental. Paulo Skaf apresentou o descerramento da maquete doada pela Fiesp e assinou o Protocolo de Intenções entre o Exército Brasileiro e as entidades da indústria, ao lado do general do Exército Marcos Antonio Amaro, comandante militar do Sudeste. Houve a benção do bispo auxiliar da Região Santana, Dom Jorge Pierozan.

Ainda na agenda de hoje do presidente da República, Jair Bolsonaro, almoço na sede da Fiesp com representantes da indústria, de sindicatos e autoridades. O presidente Paulo Skaf afirmou que “hoje, no campo de Marte, foi lançada a pedra fundamental do Colégio Militar que São Paulo tanto merecia. Todo o conjunto de projetos foi cedido pela indústria, pois construímos quase 200 escolas de primeiro mundo no Estado de São Paulo”, afirmou o presidente da Fiesp e do Sesi-SP. Skaf elucidou que o projeto da escola de Caçapava foi apresentado e aprovado para o futuro colégio. “O que defendemos [nas entidades da indústria], a educação, o esporte, a disciplina, se traduz num colégio militar”, enfatizou Skaf.

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

O Colégio Militar de SP e a parceria Fiesp/Sesi-SP

O Colégio Militar de São Paulo conta com terreno de 82.592,85m², sendo 23.519,15m² de área construída coberta e 45.114,10m² de área construída descoberta. A unidade contará com prédios administrativos e escolares, auditório, instalações esportivas com ginásio coberto, quadra descoberta, pista de atletismo, piscinas recreativa e semiolímpica, áreas para práticas de judô e esgrima, vestiários e área de lazer com churrasqueiras e lanchonete, mais espaço central para solenidades.

A parceria entre Fiesp/Sesi-SP e Exército Brasileiro (EB) resultou do desejo de se construir nova unidade educacional e da expertise que as entidades da indústria têm na construção de escolas.

Para a construção do Colégio Militar de São Paulo na região do Campo de Marte, a Fiesp e o Sesi-SP cederam os projetos de Terraplanagem, Implantação, Arquitetura, Estruturas de Concreto e Metálicas, Instalações Elétricas, Instalações Hidráulicas, Sistemas de Aquecimento e Climatização.

As obras devem ser finalizadas em 2022. Até lá, as primeiras turmas do Ensino Fundamental funcionarão provisoriamente no prédio do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR-SP), localizado no bairro de Santana.

O Sistema Colégio Militar do Brasil é formado por 13 escolas, que oferecem Ensino Fundamental e Ensino Médio, distribuídos pelo país, para aproximadamente 15 mil jovens. O ingresso nos colégios militares dá-se por concursos públicos realizados anualmente para o 6º ano do Ensino Fundamental e para a 1ª série do Ensino Médio.

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp