Presidente do BC participa de Fórum sobre o impacto da crise nas MPMIs - CIESP

Presidente do BC participa de Fórum sobre o impacto da crise nas MPMIs

Para discutir alternativas para enfrentamento da crise pelas micro, pequenas e médias indústrias, o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, participa da abertura do Fórum “O Impacto da Crise Financeira nas Micro, Pequenas e Médias Indústrias”.

O evento, promovido pelo Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Fiesp/Ciesp, acontece nesta segunda-feira (13), a partir das 9h, na sede das instituições, com transmissão on-line, pelo site do Ciesp.

Estudo realizado pelas entidades mostra que o spread bancário brasileiro é oito vezes maior quando comparado aos 42 países que representam mais de 90% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Os juros e spreads, historicamente elevados, fazem com que as indústrias gastem o equivalente a 95% dos salários (exceto encargos) com despesas financeiras, na média de janeiro a setembro. Entre outubro e novembro do ano passado, esse valor alcançou 111% .

O encontro conta ainda com a presença de representantes de bancos privados e públicos, governo e empresários e discutirá outros assuntos como:

 Operação das linhas de Crédito
 Fundos de Avais e seguros de Crédito
 Cadastro Positivo
 Novas linhas e modificações do BNDES
 Suspensão da exigência de certidões negativas de débitos

Confira a programação do fórum.

Lucas Alves, Agência Indusnet Fiesp