Preservação de recursos hídricos será tema central da Semana de Meio Ambiente da Fiesp/Ciesp - CIESP

Preservação de recursos hídricos será tema central da Semana de Meio Ambiente da Fiesp/Ciesp

A 19ª edição da Semana do Meio Ambiente da Fiesp/Ciesp, será realizada de 5 a 8 de junho, reunindo especialistas com o intuito de debater questões como o Código Florestal, perdas de água nos sistemas de distribuição, vulnerabilidade hídrica, economia circular, gestão de resíduos sólidos e gestão empresarial.

No dia 5, haverá reunião fechada e conjunta de Conselhos Superiores de Meio Ambiente, Infraestrutura e Agronegócio para debater dois temas centrais para o cumprimento de metas brasileiras quanto à redução de emissões de gases de efeito estufa apresentadas no Acordo de Paris, a COP21: o RenovaBio e o Código Florestal Brasileiro.

Recursos hídricos – Logo após a abertura, com a presença de autoridades, no dia 6, haverá seminário sobre o cenário hídrico no Brasil com Sérgio Rodrigues Ayrimoraes Soares (Agência Nacional de Águas-ANA). Na sequência, apresentação de estudo sobre perdas de água nos sistemas de distribuição como agravante à vulnerabilidade das bacias hidrográficas com Alceu Galvão (Trata Brasil/Reinfra).

Economia circular – O tema será abordado como modelo de economia ambiental e seus desafios para o setor empresarial com Carlos Roberto da Silva Filho (The International Solid Waste Association-ISWA) e Luísa Santiago (Fundação Ellen MacArthur). Ainda participam desse painel Guilherme Brammer (Boomera) com exposição sobre implementação da economia circular em negócios já existentes e a parte de inovação e prosperidade dos negócios estará a cargo de Aldo Roberto Ometto (USP). Para encerrar, casos de sucesso da Nat.Genius/Embraco.

Ainda no dia 6, a partir das 18h30, serão conhecidos os vencedores da 23º edição do Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental com o objetivo de reconhecer as boas práticas da indústria, tais como a redução do consumo e reúso de materiais e recursos naturais. No total, 51 empresas se inscreveram no Prêmio.

Resíduos sólidos – No dia 7, este será o foco dos expositores Gabriela Sartini (ABRELPE) e os secretários municipais Gilberto Natalini (Verde e Meio Ambiente) e Marcos Rodrigues Penido (Serviços e Obras). Será feita a apresentação de case sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos em Itu e Cabreúva com Rodrigo Ventri (grupo EPPO – cidades inteligentes). E, ainda, o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, abordará os desafios para a gestão dos resíduos sólidos no Estado.

Logística reversa – O debate se completa com este tema como instrumento da economia circular com Fabrício Soler (Felsberg Advogados), seguido de apresentação de case das Indústrias Fox com Marcelo Souza (Fox–Reciclagem e Proteção ao Clima) e do programa Dê a mão para o futuro com João Carlos Basílio (ABIHPEC) e Plataforma Verde com Chicko Sousa (Greening Sustainable Solutions). A gestão de eletroeletrônicos será tratada por João Carlos Redondo (Green Electron/Abinee) e sua logística reversa com Carlos Ohde (Sinctronics). O secretário adjunto de meio ambiente do Estado, Antonio Velloso, irá debater os Termos de Compromisso de Logística Reversa no Estado.

Gestão empresarial e sustentabilidade – No dia 8, mesa redonda sobre o tema com as seguintes apresentações: Arlindo Philippi Jr. (USP); Aron Belink (FGV); Marcelo Drügg Barreto Vianna (Poli USP); Gabriel Petrus (ICC Brasil); Claudio Hanaoka (Microquímica); Sonia Karin Chapman (Chapman Consulting); e Carla Smith Crippa (Ambev).

ODS – No encerramento, o tema indústrias e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será desdobrado em protagonismo brasileiro e o papel e o compromisso das entidades do setor produtivo e das empresas brasileiras. Ao longo do evento, serão assinados termos de cooperação.

Clique aqui para mais informações.

19ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE – Novos rumos da sustentabilidade
Dias e horário: de 6 a 8 de junho das 8h às 18h
Dia 5: Reunião fechada a conselheiros
Local: Avenida Paulista, 1313, auditório do 15º andar