Potencial do crescimento do setor ferroviário no Brasil debatido em seminário - CIESP

Potencial do crescimento do setor ferroviário no Brasil debatido em seminário

Mayara Moraes, Agência Indusnet Fiesp

Nesta quinta-feira (5/9), a Fiesp reuniu especialistas para discutir o potencial de crescimento do setor ferroviário no Brasil, durante o Seminário de Infraestrutura de Transporte Ferroviário realizado ao longo da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, um dos principais eventos do setor de logística e transporte, organizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp).

O diretor do Departamento de Infraestrutura da Fiesp e presidente da Abifer, Vicente Abate, mediou o debate sobre esse que é um dos modais mais estratégicos para a indústria. Na presença do superintendente de Projetos Custos e Estudos da Valec, Marcos Aires Albuquerque Santos, e do presidente da Aeamesp, Pedro Machado, o secretário nacional de Transporte Terrestre do Ministério de Infraestrutura, general Jamil Megid Júnior, garantiu que a retomada do setor ferroviário já começou e que algumas metas já estão muito bem definidas, entre elas, a ampliação da participação e dos investimentos privados, a prorrogação de contratos de concessões e investimentos cruzados e o aumento da capacidade da malha existente. “Nossa meta é aumentar a malha ferroviária de 16% para 30% até 2030”, disse Megid Júnior.

Os projetos para o Estado de São Paulo também são audaciosos. O governo federal estuda a prorrogação antecipada da concessão Rumo Malha Paulista e a execução de um projeto integrado na macrorregião do Porto de Santos, que inclui melhoramentos da malha e da operação da Portofer, além de terminais intermodais rodoferroviários nos eixos de acesso.

“Nossas ações estratégicas estão amparadas em um trabalho conjunto, coordenado pelo Governo Federal e executado em parcerias com Estados, entidades e a iniciativa privada”, frisou a autoridade.

O diretor do Departamento de Infraestrutura da Fiesp e presidente da Abifer, Vicente Abate, integrou o debate. Foto: Karim Kahn/Fiesp

O secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, e a superintendente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Ellen Martins, também exaltaram a colaboração entre órgão das diversas esferas.

“Temos experimentado uma relação muito profícua entre os governos federal e estadual”, assegurou Baldy. “Com essa política integrada do novo governo, implantaremos um sistema de malhas mais eficiente”, acrescentou Martins.

Esse é o terceiro ano consecutivo que a Fiesp organiza seu painel durante a Semana de Tecnologia Metroferroviária. Em 2018, a importância da reversão da matriz de transportes no país, o potencial para short lines no mercado brasileiro e a diversificação de cargas e corredores de integração regional foram os principais temas discutidos.