Pesquisa Fiesp/ Ciesp revela que indústrias paulistas estão preocupadas com um eventual racionamento de água este ano - CIESP

Pesquisa Fiesp/ Ciesp revela que indústrias paulistas estão preocupadas com um eventual racionamento de água este ano

Os resultados serão divulgados à imprensa amanhã, dia 17/7, em Campinas, durante evento que vai debater a escassez de água na região dos Comitês PCJ

O levantamento da Fiesp/Ciesp revela que grandes, médias e micro empresas paulistas estão preocupadas com a possibilidade de ser realizado um racionamento de água este ano. A pesquisa consultou 413 indústrias do Estado de São Paulo e revelou que 75% das grandes empresas entrevistadas são as mais preocupadas com um eventual racionamento.

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, e o diretor de Meio Ambiente da Fiesp/Ciesp, Eduardo San Martin, vão conceder entrevista amanhã, dia 17/7, durante o seminário “Gerenciando a Escassez de Água na Indústria”, que será realizado na Regional das entidades em Campinas. A coletiva acontece às 10h30.

Seminário

O evento tem como objetivo esclarecer aos empresários sobre a real situação de escassez de água na região dos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e os impactos nos processos produtivos.

Na ocasião, serão apresentadas orientações direcionadas ao enfrentamento da atual estiagem e da crise hídrica voltadas à elaboração de Planos de Contingência com base na revisão de processos, que dependam de recursos hídricos, e a análise de cases de sucesso desenvolvidos pelo setor industrial.

O evento é uma realização conjunta das Diretorias Regionais do Ciesp , com a Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água na Indústria (CT-IND) dos Comitês PCJ, com o apoio das áreas de Meio Ambiente do Ciesp/ Fiesp e do Ciesp-Campinas.

Para se inscrever, acesse: http://d-app.ciespcampinas.org.br/e/956/1330/13896/e6249

Serviço:
Data: 17 de julho de 2014
Horário: das 8h30 às 13h
Local: sede do Ciesp Campinas – Rua Padre Camargo Lacerda, 37. Campinas, SP

Programação:

8h30 Welcome Coffee

9h Abertura, com as presenças de:
Rafael Cervone – presidente do Ciesp
Eduardo San Martin – Diretor de Meio Ambiente da Fiesp e do Ciesp
José Nunes Filho – Diretor Titular do Ciesp Campinas
Alexandra Facciolli Martins – Promotora de Justiça – Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente – GAEMA – Núcleo XII – PCJ Piracicaba – Ministério Público do Estado de São Paulo
Representantes dos Comitês PCJ

10h Palestra: “A Escassez de Chuvas e a Fragilidade do Abastecimento na Macrometrópole      Paulista”
Expositor: Profº. Dr. Antônio Carlos Zuffo (FEC – UNICAMP)

10h30 Intervalo – Coffee Break

11h Palestra “Gerenciando a Escassez de Água na Indústria”
Expositor: Eng. Leandro Zanini Santos (1º Vice Diretor do Ciesp Americana e Coordenador da Câmara Técnica da Indústria nos Comitês PCJ)

11h30 Apresentação de Cases de Sucesso
Jorge Galgaro – Representante da empresa Rhodia
Cinthia de Vecchi Hax – Representante do Grupo Ypê
Stefan Rohr – Representante da Empresa Miracema – Nuodex
Jorge Mercanti – Representante da empresa Petrobras
Paulo Tinel – Representante da empresa SANASA de Campinas
Luiz Mayr Neto – Representante da empresa DAE de Valinhos

12h30 Debate

13h00 Encerramento