Peru pode ser plataforma de exportações do Brasil, diz Alan García - CIESP

Peru pode ser plataforma de exportações do Brasil, diz Alan García

 

O presidente peruano, Alan García Perez, afirmou durante o Encontro Empresarial de Investimento, Comércio e Turismo e Cultura do Peru realizado hoje pela Fiesp, que seu país pode ser uma plataforma de exportação para os produtos brasileiros.
 
“Estamos aqui para oferecer o Peru como plataforma desse imenso país. Nossa localização geográfica é conveniente para o Brasil. Para quê contornar o continente, se podemos seguir em frente?”, questionou, referindo-se à construção do corredor interoceânico.
 
A rodovia de 5.900 quilômetros interligará a Amazônia brasileira ao porto de San Juan, às margens do Oceano Pacífico, classificado por García como “maior fonte de riqueza de comércio”.
 
O estadista peruano destacou seu país como uma ponte de extensão para empresas brasileiras acessarem tanto o mercado interno do Peru quanto o de outras nações banhadas pelo Pacífico. Em 2007, a corrente peruana de comércio com o mundo movimentou US$ 47,2 bilhões. Já o PIB do ano passado registrou crescimento de 9%.
 
O país vizinho tem diversos acordos de livre comércio que podem beneficiar empresas brasileiras. Em janeiro de 2009 entrará em vigor tratado comercial com os Estados Unidos. “O Peru é o país mais rentável para a produção do Brasil”, acrescentou García.
 
Mariana Ribeiro e Nivaldo Souza
Agência Ciesp de Notícias
18/09/08