Persiste queda na atividade da construção em Julho - CIESP

Persiste queda na atividade da construção em Julho

Agência Indusnet Fiesp

O nível de atividade do setor de construção do Estado de São Paulo recuou novamente no mês de julho. O indicador caiu de 43,6 em junho para 40,0 pontos, permanecendo abaixo da linha de estabilidade (50,0 pontos) e mantendo-se em contração. No mesmo mês do ano passado o indicador havia registrado 39,8 pontos.

No que se refere à mensuração da Atividade em Relação ao Usual, apesar do indicador melhorar ligeiramente, de 26,4 para 26,7 pontos, a sinalização ainda é de forte contração.

Já o índice de Número de Empregados do setor teve expressivo recuo na passagem de junho para julho. Nesta leitura o índice caiu de 42,0 para 36,1 pontos, após em maio atingir o maior patamar desde junho de 2014 (43,6 pontos).

Os dados são da Sondagem da Construção do Estado de São Paulo, levantamento feito pela CNI e pela Fiesp, com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (23 de agosto).

A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) cresceu novamente e registrou a maior porcentagem desde outubro do ano passado, atingindo 56,0%, contra 54,0% do mês anterior.

Os indicadores das expectativas, por sua vez, continuam em patamares bem depressivos. Entre os que se encontram em forte retração, o indicador de Investimentos recuou para 18,6, pontos, em relação aos 23,1 pontos de junho, voltando para o mesmo nível de novembro de 2016. Da mesma forma, o item Compras de Matérias-Primas teve queda para 39,5 pontos (de 40,1), sendo que em março deste ano o indicador chegou próximo aos 50,0 pontos (em 49,1 pontos). O indicador de Número de Empregados sofreu o segundo declínio seguido, passando de 42,4 para 40,9 pontos.

O Nível de Atividade para os próximos seis meses passou de 41,0 pontos para 41,9 pontos em julho, e o indicador de Novos Empreendimentos e Serviços foi para 43,7 pontos,ante 43,3 pontos no mês anterior.