Participação de capital privado em aeroportos brasileiros será tema de conferência - CIESP

Participação de capital privado em aeroportos brasileiros será tema de conferência

Apresentar algumas das principais experiências em aeroportos privatizados, além das parcerias público-privadas existentes na Europa e nas Américas, e as possíveis melhorias no transporte e na infraestrutura.

Estes são os objetivos da Conferência Internacional sobre Capital Privado em Aeroportos, que acontece na sede da Fiesp/Ciesp,nestas quinta e sexta-feiras,23 e 24 de abril.

A América Latina é a segunda região em número de administrações aeroportuárias privadas no mundo, perdendo apenas para a Europa. Nesse cenário, a aviação civil brasileira representa cerca de 50% de toda a aviação latino-americana.

Mesmo assim, há apenas cinco aeroportos privatizados: quatro na Bahia (Ilhéus, Valença, Lençóis, Porto Seguro) e um no Rio de Janeiro (Cabo Frio). Galeão e Viracopos destacam-se como os aeroportos de maior interesse dos investidores internacionais.

A Conferência tratará de diversos temas, entre eles os “Fundamentos para as políticas de privatização e concessão de aeroportos no mundo”, abordado pela Dra. Anne Graham da University of Westminster, e a “Anac e o ambiente institucional da administração de aeroportos no Brasil”, pelo Dr. Marcelo Guaranys da Anac.

Haverá ainda os seguintes painéis de debate:

– A eficiência dos aeroportos nas operações de carga e logística;

– O cidadão-cliente, as administrações privadas em aeroportos e as garantias dos direitos dos passageiros, acompanhantes e visitantes;

– A política nacional de Aviação Civil, o futuro da infraestrutura aeroportuária brasileira e a visão de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia para a concessão de aeroportos à iniciativa privada.

Serviço
Conferência Internacional sobre Capital Privado em Aeroportos
Datas: 23 e 24 de abril, das 8h30 às 18h
Local: Sede da Fiesp/Ciesp. – Av. Paulista, 1313, São Paulo, SP

Solange Borges, Agência Indusnet Fiesp