PARCERIA CIESP - USP - IPT para a promoção da inovação tecnológica na região central do Estado de São Paulo - CIESP

PARCERIA CIESP – USP – IPT para a promoção da inovação tecnológica na região central do Estado de São Paulo

Prefeito de Araraquara e vice-prefeito de São Carlos participaram da cerimônia de assinatura de convênio que ocorreu na capital paulista nesta sexta-feira. 

 

Claudio Vaz e Ruy Altenfelder: entidade pretende ampliar projeto para outras regiões

 

 

O Centro de Estudos Avançados e Estratégicos (CEEA) do Centro das Industrias do Estado de São Paulo, fez uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), visando o desenvolvimento de um projeto piloto nos municípios de São Carlos e Araraquara. O convênio que tem a meta de promover inovação e gerar desenvolvimento foi assinado nesta sexta-feira, 18. O presidente do CEEA, Ruy Altenfelder, tem a convicção de que esse trabalho conjunto, resultado de uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, conseguirá viabilizar o uso do conhecimento na construção de riqueza. Segundo o presidente do CIESP, Claudio Vaz, Araraquara e São Carlos foram escolhidos para o projeto piloto por serem exemplo de integração das instituições científicas com a comunidade, condição necessária para que a parceria com a indústria evolua rapidamente e gere resultados. “Esperamos que a experiência seja replicável em outras regiões”, disse.

Edson Silva: "projeto do CIESP é importante para o desenvolvimento regional"

Pesquisadores da USP e do IPT, utilizando suas facilidades laboratoriais instaladas e com a participação de pesquisadores da UFSCar, UNESP, UNIARA e CEETEPS, promoverão forte colaboração com as Diretorias Regionais do CIESP em São Carlos e Araraquara, em prol da identificação de demandas tecnológicas que promovam a inovação tecnológica e o aumento da competitividade das empresas localizadas na região central do Estado de São Paulo. Durante o evento, o prefeito de Araraquara, Edson Antônio da Silva, disse que o projeto do CIESP dá um exemplo importante ao país ao reconhecer elaborar um projeto que considera a importância do conceito de desenvolvimento regional. Já o diretor do diretoria regional do CIESP de Araraquara, Arcângelo Neigro Neto, reconheceu a responsabilidade de viabilizar uma proposta tão abrangente e se prometeu empenho.

O vice-prefeito de São Carlos, Emerson Pires Leal, comentou que acredita que a iniciativa do CIESP poderá colaborar para encurtar a distância ainda existente entre a universidade e a vida dos municípios. E o diretor da regional do CIESP de São Carlos, Sérgio Pepino, destacou a importância de a indústria aprender com a academia e vice-versa.

 



Massambani e Plonski: ações para inovação das micro e pequenas empresas

 

superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski, envolvido diretamente no projeto, considerou que, principalmente para as empresas de pequeno porte, é fundamental participar de mecanismos coordenados, de abrangência regional, que disponibilize dados que levem à ação. E Oswaldo Massambani, coordenador da agência USP de Inovação, explicou que a ordenação de um núcleo de inteligência que estimule o desenvolvimento regional ao incorporar a agenda da inovação é não apenas o objetivo primeiro desse trabalho como imprescindível para a incorporação da agenda da inovação.


Menezes: "desenvolvimento de uma política ativa de ciência, tecnologia e inovação"

Segundo o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, Fernando Menezes, essa ação enquadra-se no esforço do Governo do Estado de São Paulo no sentido de criar alianças cooperativas entre o Sistema Paulista de Ciência e Tecnologia, as incubadoras de empresas tecnológicas, os Parques Tecnológicos de São Paulo, e o setor empresarial no Estado de São Paulo, visando contribuir para o desenvolvimento de uma política ativa de ciência, tecnologia e inovação, capaz de frutificar em termos de desenvolvimento social e econômico.

A partir do conjunto de estudos já desenvolvidos para os vários setores da indústria regional e de uma forte articulação do CIESP junto às empresas a serem estudadas, serão identificadas demandas por capacitação tecnológica. A partir daí, serão estabelecidas as condições para a elaboração de projetos cooperativos entre pesquisadores e laboratórios de pesquisas que visem resultados a curto de médio prazo para o desenvolvimento da inovação tecnológica das empresas selecionadas.