PARCERIA - CIESP

PARCERIA

 

Convênio entre Fiesp e Eletrobrás prevê capacitação em eficiência energética

 
O Sistema Fiesp e a Eletrobrás vão assinar nos próximos dias mais um convênio na área de eficiência energética. Desta vez, serão beneficiadas 174 indústrias paulistas de oito setores. O acordo prevê que a empresa estatal vai capacitar no mínimo 10 professores do Senai-SP, que irão treinar técnicos das empresas em cursos que serão ministrados nas 43 diretorias do Ciesp localizadas na Capital e no interior do Estado.
 
A informação é do gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética do Procel/Eletrobrás, Fernando Pinto Dias Perrone, durante o painel “Serviços de apoio a projetos de eficiência energética", no âmbito do 9º Encontro de Negócios de Energia, realizado pelo Ciesp e a Fiesp.
 
De acordo com Perrone, após o curso os técnicos industriais irão fazer um diagnóstico (avaliação, na planta, das oportunidades de economia de energia elétrica), visando reduzir perdas nos sistemas motrizes instalados no chão de fábrica. “Com isso, deve ocorrer um ganho de economia tornando eficiente o processo na planta”, avalia o representante da Eletrobrás.
 
Após o diagnóstico, as empresas beneficiadas poderão acessar as linhas de crédito do BNDES, com vistas a investimentos em máquinas e equipamentos.
 
A Eletrobrás vai possibilitar também a divulgação de 30 casos de sucesso em pelo menos oito setores da indústria. A estatal vai custear diagnósticos energéticos a serem desenvolvidos por empresas de serviços de conservação de energia (escos) e plantas fabris, mediante comprometimento do empresário de que irá implantar medidas economicamente viáveis em sua empresa.

 
 
 
 
 
 
 

 

Odair R. Souza
Agência Ciesp de Notícias
14/10/2008