Para presidente do Ciesp, Encomex é instrumento de auxílio ao setor empresarial
- Atualizado emCom o objetivo de reunir potenciais exportadores e empresários do setor de comércio exterior para estimular as negociações internacionais, com foco na inclusão de pequenas e médias empresas, foi realizado hoje (4) o 120º Encomex – Encontros de Comércio Exterior, que é uma iniciativa da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “O nosso papel é divulgar a cultura exportadora, e mostrar às pequenas e médias indústrias que elas têm a opção empresarial de exportar”, disse o diretor titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp.
O Encomex é um evento itinerante que visa promover a interiorização da cultura exportadora por diversas regiões do país, principalmente em capitais e cidades com pólos produtivos e potencial de exportação. “Os encontros buscam aproximar o setor público dos exportadores, principalmente micro, pequenos e médios empresários, que, por falta de informação, sentem insegurança para investir no mercado internacional”, afirmou Fábio Martins Faria, diretor da Secex e do Departamento do Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior (Depla) do MDIC.
Em 10 anos de Encomex, o número de empresas exportadoras no país aumentou 49% – de cerca de 13 mil em 1997 para mais de 20 mil em 2007. No acumulado dos últimos 12 meses, o valor total exportado foi de US$ 151,8 bilhões, contra US$ 55 bilhões em 1997, representando acréscimo de mais de 160%. “Conseguimos triplicar as exportações brasileiras nos últimos dez anos, o que é uma demonstração de competência no setor”, afirmou o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Armando Meziat. “A exportação é um espelho do que acontece no país. Temos ainda muitas dificuldades, como os problemas dos portos e do câmbio, que impedem que o crescimento do comércio exterior seja maior ainda. Mas iniciativas como incorporação de inovações tecnológicas e ampliação de mercados vão na direção de tudo que desejamos”, avaliou o secretário.
O presidente do Ciesp, Claudio Vaz, que esteve presente na abertura do evento, apontou a iniciativa como um instrumento de auxílio ao setor empresarial. “A despeito do dólar baixo e de todas as dificuldades enfrentadas pelos exportadores, o comércio exterior é um sucesso, e os números provam isso”, disse Vaz. “Os encontros trazem efetivos resultados para os empresários, que se motivam, e descobrem que, apesar dos problemas, o comércio exterior é uma estratégia de crescimento e de inserção no mercado externo”, observou. “Além disso, esse fomento à cultura exportadora permitiu o fim da vulnerabilidade externa do país, que era o nosso calcanhar de Aquiles”, enfatizou o presidente do Ciesp.
Formato
Os 2.000 visitantes do 120º Encomex tiveram acesso a informações políticas, ações e estrutura de comércio exterior. Além disso, puderam conhecer instrumentos de apoio e estímulo às exportações, como os mecanismos de financiamento, as regras básicas e o funcionamento do intercâmbio comercial brasileiro, apresentados em oportunidades de negócios. Com formato inovador que permite a interação direta entre setor privado e governo, em todos os encontros do Encomex é montado um espaço chamado Caminho da Exportação, composto por vários estandes em que os diferentes agentes protagonistas do cenário econômico nacional e regional (empresas, bancos, fundações etc.) têm a oportunidade de apresentar os serviços oferecidos aos potenciais exportadores.
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Agência Ciesp de Notícias
Mariana Ribeiro
04/09/2007
Fotos: Daniel Morelli (capa) e Kênia Hernandes
![]() Roberto Gianetti da Fonseca, da Fiesp: estímulo à exportação como opção empresarial a pequenas e médias empresas |