Panorama econômico é destaque na convenção de trabalho do Ciesp - CIESP

Panorama econômico é destaque na convenção de trabalho do Ciesp

Agência Ciesp de Notícias

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) iniciou sua Convenção de Trabalho, na manhã de quinta-feira (16), com uma ampla discussão sobre o panorama econômico do país e sobre o desempenho do setor produtivo, face à concorrência mundial.

Mais de 200 empresários de todas as regiões paulistas lotaram o Salão Nobre da Fiesp/Ciesp, na capital, para debater os principais entraves do setor nos últimos anos e as recentes medidas adotadas pelo governo para aquecer a economia.

Na abertura da convenção, o presidente do Ciesp e da Fiesp, Paulo Skaf, fez um balanço das últimas medidas implementadas e enfatizou o esforço das entidades para convencer as autoridades federais e estaduais a adotarem políticas de incentivo ao setor produtivo e à economia do país. Um dos principais pontos comentados por Skaf foi a adoção do modelo de planejamento estratégico para integração dos modais ferroviário, rodoviário, aeroviário e aquaviário, anunciado pela presidente Dilma Rousseff na quarta-feira, dia 15.

“O Plano foi positivo e aprofunda a projeção de necessidade de transporte ferroviário, rodoviário de pessoas e de cargas”, afirmou.

Energia

Skaf fez previsões otimistas sobre a decisão do governo na questão da energia elétrica. “É provável que em setembro tenhamos uma decisão. E deve ser uma decisão positiva do ponto de vista da redução da conta de luz.” O presidente da Fiesp/Ciesp estima algo bem acima dos 10% acenado a principio pelo governo. “Esperamos algo em torno de 20% a 30%, o que significa R$ 1 trilhão e 1,5 trilhão. Não existe clima para 10%”, disse.

Paulo Skaf considerou que a melhor tarifa só será conseguida se ocorrerem novos leilões. Ele voltou a alertar que se o governo decidir prorrogar ilegalmente as concessões de energia elétrica, o Ciesp e a Fiesp irão à Justiça.

Ainda no período da manhã, os participantes da Convenção de Trabalho acompanharam palestras sobre o panorama econômico do país. O assessor de assuntos estratégicos da Presidência da Fiesp/Ciesp, André Rebelo, fez uma análise conjuntural da economia brasileira a partir de 2003. Na sequência, o diretor titular do Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, fez um relato da crise internacional e falou sobre as oportunidades e desafios para a retomada do crescimento econômico brasileiro.

Clique aqui para abrir a palestra do economista e assessor para assuntos estratégicos da Presidência da Fiesp/Ciesp, André Rebelo

Clique aqui para ver a apresentação do diretor titular do Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho

Programação

A Convenção de Trabalho do Ciesp continuou durante o dia com palestras sobre perspectiva e cenários para a indústria e debates entre representantes setoriais. Na parte final do encontro, diretores da entidade definiram os rumos e estratégias do Ciesp para intensificar a atuação na defesa dos interesses do setor produtivo paulista.