Novo Telecurso será lançado segunda-feira (24) na Fiesp
- Atualizado emNovidades do projeto, que pretende alcançar 10 milhões de atendimentos nos próximos cinco anos, serão apresentadas no Teatro Popular do Sesi, a partir das 19h30
O Novo Telecurso, projeto de ensino a distância que já atendeu 5 milhões de pessoas em todo o País, foi ampliado e reformulado para acompanhar as transformações históricas, geográficas e tecnológicas dos últimos anos. Além de tornar o ensino a distância ainda mais acessível e democrático, as mudanças visam ampliar em 50% os atendimentos nos próximos cinco anos. As novidades serão apresentadas à imprensa no dia 24 de março (segunda-feira), às 19h30, no Teatro Popular do Sesi.
Considerado ferramenta-modelo para democratizar o acesso à educação – prova disso é que o Novo Telecurso foi escolhido como currículo básico para avaliação de jovens e adultos pelo Ministério da Educação –, o projeto vai incorporar as disciplinas de Filosofia, Artes Plásticas, Música, Teatro e Sociologia em sua grade curricular, ganhará 110 novas aulas e 48 livros. Para contribuir com a inserção no mercado de trabalho, novos cursos profissionalizantes foram agregados à metodologia de ensino.
Outra novidade é a criação de um banco de dados único, que permitirá o acesso às melhores experiências vivenciadas nos quatro cantos do País – das telessalas das florestas do Acre aos presídios do Estado de São Paulo –, além de facilitar o intercâmbio entre professores e alunos. Para ampliar ainda mais o acesso ao ensino, o material será distribuído em formato DVD e os portadores de deficiência auditiva poderão acompanhar os programas na Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Resultado da parceria entre a Fundação Roberto Marinho, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Sesi-SP e o Senai-SP, o telecurso impressiona pelos resultados. São 27 mil telessalas implementadas em todo o País, 30 mil professores capacitados, 1.500 instituições parceiras, 24 milhões de livros editados e 1,8 milhões de fitas distribuídas desde sua criação, em 1995.
Como principais diferenciais de atendimento utilizados pelo Novo Telecurso destacam-se a supletividade, aceleração dos estudos, formação de professores, complementação curricular e dinamização do ensino noturno.
Rosângela Gallardo, Agência Indusnet Fiesp