Nova gestão da Secretaria-Geral da Câmara Ciesp/Fiesp - CIESP

Nova gestão da Secretaria-Geral da Câmara Ciesp/Fiesp

A Secretaria-Geral da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp conta com nova gestão, composta por:

  • João Luiz Lessa Neto – Secretário-Geral 

Advogado, doutorando pela Faculdade de Direito da USP, mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco / Queen Mary, University of London (Post-graduate Associate);

  • Lilian Elizabeth Menezes Bertolani – Secretária-Geral Adjunta

Advogada, especialista em Direito Administrativo pela PUC-SP, com extensão em Arbitragem pela FGV Law;

  • Luiz Fernando de Palma – Assessor Jurídico Comercial

Advogado e administrador, pós-graduado em Comunicação Social com especialização em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, especialista em Meios Alternativos de Resolução de Conflitos Humanos pela ESA-OAB/SP.                                                       

Saiba mais sobre a Câmara Ciesp/Fiesp e sua Secretária-geral

Criada em 1995, a Câmara Ciesp/Fiesp é uma das instituições de resolução de disputas mais destacadas no Brasil. A sua estrutura é composta pela Presidência, Conselho Superior e Secretaria-Geral. Com a Presidência do Ministro Sydney Sanches e Vice-Presidência da Min. Ellen Gracie, ministros aposentados e ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal, a Câmara Ciesp/Fiesp atua com autonomia, independência e sigilo, administrando mediações, arbitragens e dispute boards, oferecendo mecanismos adequados para a resolução de conflitos. Em sua história, a Câmara já administrou mais de 600 procedimentos, domésticos e internacionais, e, em 2019, foram iniciados 48 novos casos até o mês de outubro.

Cumpre à Secretaria-Geral zelar pelo bom andamento dos procedimentos administrados pela Câmara Ciesp/Fiesp, oferecendo todo o suporte técnico necessário ao desempenho das atividades da Presidência, do Conselho Superior, das Partes, dos Árbitros, dos Mediadores e dos membros dos Comitês de Dispute Boards. A Secretaria da Câmara também desenvolve a divulgação dos serviços prestados e auxilia na promoção dos principais eventos que tratam dos métodos adequados de resolução de disputas, no Brasil e no exterior, além de organizar simulações das várias fases do procedimento arbitral como incentivo para cursos de graduação e pós-graduação. No âmbito das atribuições da Secretaria-Geral, foi criado o novo cargo de Assessor Jurídico Comercial, que terá a missão estratégica de ampliar o relacionamento com os diversos atores que podem ser beneficiados pela adoção dos métodos adequados de resolução de disputas e de monitorar a qualidade e satisfação dos usuários dos serviços prestados pela Câmara. 


Luiz Fernando de Palma, Lilian Elizabeth Menezes Bertolani e João Luiz Lessa Neto, integrantes da Câmara Ciesp/Fiesp