NJE/ Ciesp realiza Feirão do Imposto em 14 cidades paulistas, neste sábado (15/9) - CIESP

NJE/ Ciesp realiza Feirão do Imposto em 14 cidades paulistas, neste sábado (15/9)

Odair Souza, Agência Ciesp de Notícias

Desde o início deste ano, os números do impostômetro não param de rodar e já ultrapassaram a quantia de R$ 1 trilhão de recolhimento de impostos municipais, estaduais e federais. Até o dia 13 de setembro, o equipamento marcava R$ 1,56 trilhão. Para se ter uma ideia do que representa a quantia recolhida em impostos, com esse valor é possível pagar 64.623 meses de contas de luz de todos os brasileiros, construir mais de 841.562 quilômetros de estrada, fornecer medicamentos para toda a população do país por 374.861 meses e pagar mais de 1.555.939.650 salários mínimos à população.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária no Brasil, o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Ciesp organiza o Feirão do Imposto.

Neste sábado (15), em 14 cidades do Estado concomitantemente (veja lista abaixo), voluntários dos NJEs regionais estarão mostrando à população o quanto é recolhido em cada produto comprado ou serviço prestado.

Durante o Feirão, os visitantes receberão tabela que mostra o peso dos impostos em dezenas de itens de consumo. A lista mostra a carga que incide no açúcar, que é de 40,40%, roupas (37,84%), CD (47,25%), microondas (56,99%) e também na dose de cachaça (de 83%), a mais alta da lista. Na média, o consumidor recolhe mais de 45% em impostos em cada produto ou serviço que adquire.

O Feirão do Imposto é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e de entidades em São Paulo, como o e a Fiesp, representados respectivamente pelo CJE e o NJE.

Interior

O Feirão do Imposto do NJE/CIESP acontece nas cidades de: Americana, Bragança Paulista, Franca, Guarulhos, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Taubaté, das 8h às 18h.