Nível de atividade dos construtores de SP recua em outubro, permanecendo abaixo da linha dos 50 pontos - CIESP

Nível de atividade dos construtores de SP recua em outubro, permanecendo abaixo da linha dos 50 pontos

Cristina Carvalho, Agência Indusnet Fiesp 

O nível de atividade da indústria da construção paulista continua abaixo dos 50 pontos ao registrar 47,2 pontos em outubro, indicando retração da atividade na passagem mensal. No entanto, o resultado fica acima do registrado um ano antes (46,1) e do observado em setembro (46,5). O nível de atividade em relação ao usual subiu, passando de 33,6 para 34,6 pontos, estando 6,9 pontos acima do observado um ano antes.

Já o número de empregados em comparação a setembro avançou na passagem mensal, de 43,2 para 52,4 pontos. Com este resultado, o emprego no setor da construção paulista registra a primeira expansão mês a mês (leituras acima de 50,0 pontos) desde novembro de 2017.

A ociosidade permaneceu elevada em outubro. A utilização da capacidade operacional (UCO) caiu 3,0 p.p. frente ao mês anterior, registrando 55,0%. Com este resultado, a utilização da capacidade está 6,0 p.p. acima da observada no mesmo período de 2018.

Perspectiva

A expectativa do nível de atividade para os próximos seis meses avançou de 52,6 para 55,1 pontos, maior patamar em sete leituras. O contrário ocorreu com a expectativa de novos empreendimentos e serviços, que caiu de 54,4 para 54,1 pontos. Ao permanecerem acima de 50,0 pontos, os indicadores demonstram otimismo no setor.

As compras de insumos e matérias primas esperadas para os próximos meses subiram 1,4 ponto e registraram 54,1 pontos, permanecendo em terreno otimista. O indicador de número de empregados, por sua vez, foi de 51,0 para 46,3 pontos, indicando uma expectativa de redução do número de empregados nos próximos meses.

Por fim, o índice de intenção de investimento da Indústria da Construção paulista (compras de máquinas e equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, inovação de produto ou processo) caiu de 37,8 para 35,6 pontos. Em comparação ao observado nos últimos anos, a intenção de investimento segue em nível elevado. No mesmo período de 2018, o indicador marcava 23,3 pontos.

Os dados são da Sondagem da Construção do Estado de São Paulo, levantamento feito pela CNI e pela Fiesp, com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo. Clique aqui para ter acesso à íntegra da Sondagem da Construção de junho e à série histórica da pesquisa.

Para saber mais sobre a Sondagem da Construção, clique aqui.