Nível de atividade da indústria paulista registra alta de 0,9% em agosto - CIESP

Nível de atividade da indústria paulista registra alta de 0,9% em agosto

Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria, divulgado nesta quarta-feira (28/09), mostra que mesmo com a pequena alta a indústria está em estado de alerta..

De acordo com o estudo, o índice verificado no mês de agosto foi de 0,9% levando em conta o ajuste sazonal. Comparado ao mesmo mês de 2004, sem ajuste sazonal, o índice apresenta queda de 0,4%. No acumulado do ano, a produção da indústria paulista mostra crescimento de 3,3%.

Segundo Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, o desempenho do mês de agosto, apurado pelo INA, é um sinalizador: “Estes dados acendem um sinal amarelo, estamos em estado de alerta e preocupados com os meses futuros”.

Em agosto, dos setores que compõem o INA, dois registraram alta: Máquinas e Equipamentos, 5,7%; e Coque, Refino de Petróleo, Combustível Nucelar, e Produção Álcool, 2,2%. Já o de Alimentos e Bebidas, registrou queda de 3,6%.

Para Antônio Correa de Lacerda, diretor do Departamento de Economia do Ciesp o crescimento apresentado é baixo se considerarmos as condições do mercado internacional. “A falta de investimentos públicos prejudica, e muito, o crescimento da atividade industrial. Questões como a taxa de juros, a área fiscal e o câmbio deveriam ser mais controlados, por que é este conjunto quem estimula o crescimento industrial.”