Neste sábado (13), Feirão do Imposto revelará peso das taxas no Brasil - CIESP

Neste sábado (13), Feirão do Imposto revelará peso das taxas no Brasil

Evento promovido pelo NJE do Ciesp será realizado em 8 cidades e vai mostrar à população o volume de tributos embutidos em produtos e serviços

Desde o início deste ano, os números do impostômetro não param de rodar e já ultrapassaram a quantia de R$ 1,130 trilhão de recolhimento de impostos municipais, estaduais e federais. Para se ter uma ideia do que representa a quantia recolhida em impostos, com esse valor é possível pagar 64.623 meses de contas de luz de todos os brasileiros, construir mais de 841.562 quilômetros de estrada, fornecer medicamentos para toda a população do país por 374.861 meses e pagar mais de 1.555.939.650 salários mínimos à população.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária no Brasil, o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Ciesp organiza, neste sábado (13), o Feirão do Imposto. Durante o Feirão, os visitantes receberão tabela que mostra o peso dos impostos em dezenas de itens de consumo. A lista mostra a carga que incide no açúcar, que é de 30,60%, leite (18,65%), medicamentos (33,87%), gasolina (53,03%), conta de luz (48,28%), água (24,02%), micro-ondas (59,37%) e também na dose de cachaça (81,87%), a mais alta da lista. Na média, o consumidor recolhe mais de 45% em impostos em cada produto ou serviço que adquire. Clique aqui para abrir as tabelas de produtos e impostos cobrados.

O evento será realizado em oito cidades do Estado concomitantemente: Alta Noroeste (Araçatuba), Americana, Guarulhos, Jacareí, Jaú, Jundiaí, São Bernardo do Campo e Taubaté. Voluntários dos NJEs regionais e universitários estarão mostrando à população o quanto é recolhido em cada produto comprado ou serviço prestado.

O Feirão do Imposto é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e de entidades em São Paulo, como a Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Fiesp e Ciesp, representados respectivamente pelo CJE e o NJE.

Agência Ciesp de Notícias