Na Fiesp/Ciesp, 16ª Semana do Meio Ambiente tem debates, palestras internacionais e exposições - CIESP

Na Fiesp/Ciesp, 16ª Semana do Meio Ambiente tem debates, palestras internacionais e exposições

Atividades vão de 02 a 06 de junho, com discussão sobre mudanças climáticas, tecnologia e cidades inteligentes

Começou nesta segunda-feira (02/06) a 16ª Semana do Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em realização conjunta com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e apoio do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).

>> Confira a programação completa da 16ª Semana de Meio Ambiente da Fiesp 

A série de atividades tem início com um debate sobre impactos, vulnerabilidades e adaptação às Mudanças do Clima. Entre os convidados, o pesquisador Luiz Gylvan Meira Filho, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Tecnológico Vale; o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Klink; Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem; e o 2º vice-presidente da Fiesp, João Guilherme Sabino Ometto, que coordena o Comitê de Mudança do Clima da Fiesp.

No horário da tarde, a pauta são as práticas de comunicação de temas relacionados a meio ambiente no setor industrial. À noite ocorre a divulgação dos vencedores da 20ª edição do Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, que contabilizou 41 cases, um aumento de 30% em relação aos inscritos do ano passado.

E, ainda, a presença e apresentação dos trabalhos do artista G. Comini. Esse designer deixou de lado o mundo da moda e partiu para a concepção de colagens feitas com pedaços de revistas e outros papéis. Sua criatividade pode ser conferida na Galeria Digital do Sesi-SP, no edifício-sede da Avenida Paulista.

Gestão do desenvolvimento sustentável

Para terça-feira (03/06) está programada uma série de palestras com foco em análise do ciclo de vida de produtos e marketing ambiental, além do tratamento de resíduos orgânicos, sustentabilidade e inovações tecnológicas no tratamento do esgoto sanitário.

E ainda uma exposição do Senai-SP que apresenta tecnologias para redução de resíduos e otimização de processos. Um deles é a Eco Lixeira à base de resíduos têxteis, projeto dos alunos da Faculdade de Tecnologia Senai Antoine Skaf. A proposta consiste em reutilizar resíduos têxteis e o polipropileno dos cones de linhas para confecção e montagem da lixeira. Com material 100% reaproveitado, ainda há vantagens no pós-uso: é possível reciclá-la mais uma vez ou transformar a lixeira em fios, reduzindo o impacto ambiental.

Soluções inovadoras

Na quinta (05/06), o foco dos debates são as tecnologias e soluções inovadoras, com painéis organizados em parceria com o Consulado da Holanda.

Um dos objetivos será avaliar o panorama da bioindústria no Brasil, com Eduardo Giacomazzi, coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Bioindústria (Fiesp).

A Holanda apresenta detalhes do Instituto Holandês de Energia (ECN), líder internacional na área da inovação energética. Outros focos são o nível de desenvolvimento da bioenergia no país, a valorização de resíduos industriais, a geração de recursos a partir de efluentes e, ainda, a transformação de resíduos de cana de açúcar em bioenergia.

Outros temas importantes a serem compartilhados com São Paulo passam pela experiência das cidades verdes, inovações verdes e o conceito de cidade inteligente e eficiente.

Um painel é dedicado ao tema “Smart Energy”, a antecipação e o gerenciamento de mudanças e transições inteligentes de energia em uma cidade com especialistas das universidades holandesas de Wageningen e de Twente.

Exposição

Na quinta (05/06) e na sexta (06/06), o público pode conferir a exposição do Sesi-SP com a apresentação de 250 trabalhos, entre ilustrações e histórias em quadrinhos.

O concurso Sesi-SP de filmes de curta-metragem envolveu 174 escolas, contando com alunos do 1º ao 8º ano, e resultou em 80 curtas que refletem preocupações ambientais.

Também está programada uma apresentação de quatro equipes de robótica com o tema “fúrias da natureza”.

 Agência Ciesp de Notícias

Leia mais sobre a Semana de meio Ambiente Fiesp/Ciesp:

Resíduos têxteis podem ser lucrativos para confecções, diz representante do Sinditêxtil
Alcance e qualidade do Jornalismo Ambiental fez parte das discussões da 16ª Semana de Meio Ambiente na Fiesp
Para especialista, ações para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa devem ocorrer sem prejuízos para a economia
Desmatamento caiu no Brasil desde 2004, afirma secretário do Ministério do Meio Ambiente em evento na Fiesp
Sociedade ainda não compreendeu a gravidade das mudanças climáticas, diz vice presidente da Fiesp na 16ª Semana do Meio Ambiente
Duratex e Amidoeste são as vencedoras do prêmio de Mérito Ambiental da Fiesp