Missão dada, missão cumprida na palestra de consultor de Tropa de Elite no Congresso de Empreendedorismo do Ciesp - CIESP

Missão dada, missão cumprida na palestra de consultor de Tropa de Elite no Congresso de Empreendedorismo do Ciesp

Graciliano Toni, Agência Indusnet Fiesp

O antropólogo e professor universitário Paulo Storani, ex-capitão do Bope e consultor do filme “Tropa de Elite”, eletrizou a plateia com sua palestra cheia de energia no 12º Congresso Estadual de Empreendedorismo NJE-Ciesp, nesta sexta-feira (25/9). Falou mais de uma hora quase sem parar um segundo – e comandou o público num exercício prático sobre determinação de objetivos, planejamento, preparação de equipe, trabalho em conjunto e avaliação de resultados.

Storani fez a plateia rolar de rir com seu relato sobre o método de seleção e o treinamento do Bope (Batalhão de Operações Especiais) do Rio e sua adaptação para a seleção e o treinamento do elenco do filme “Tropa de Elite”. Ao mesmo tempo, conseguiu passar sua mensagem sobre compromisso, adequação de perfil, formação de indivíduos e de equipes e gestão.

O lema de “Tropa de Elite”, missão dada é missão cumprida, foi repetido várias vezes por Storani. E vale para sua apresentação, que cumpriu à risca a missão dada pelo NJE do Ciesp, de pensar fora da caixa.

Paulo Storani comanda a plateia em exercício prático: Primeiro, determinar o objetivo e preparar a missão. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp
Equipe no momento em que se lança à missão. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp
Missão cumprida! Hora de avaliar os resultados, na palestra de Paulo Storani. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp