Micro e pequenas ganham apoio para desenvolver embalagens - CIESP

Micro e pequenas ganham apoio para desenvolver embalagens

Texto: Mariana Ribeiro

O Ciesp, na missão de oferecer a seus associados informações e ferramentas que ajudem na solução de problemas de natureza tecnológica, em estreita parceria com entidades de reconhecida competência técnica, divulga neste mês um projeto de desenvolvimento de embalagens voltado às micro e pequenas empresas (MPEs).

O programa do Sebrae e da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), que está na terceira edição, prevê o atendimento por agência de design especializada para:

– Criação ou readaptação de logotipo
– Criação ou readaptação de marca
– Criação de embalagem
– Aplicação da criação da embalagem em outros sabores / fragâncias
– Criação de tag, instruções ou etiqueta
– Criação de caixa de transporte
– Editoração eletrônica

O projeto terá subsídio de 50%, mas os custos de produção são por conta da empresa. O objetivo da agência de design será levar para a MPE uma visão ampla do mercado, concorrentes, hábitos de consumo, entre outros pontos que irão favorecer o sucesso do produto.

Embalagem: o cartão de visita






Foto: Divulgação

Antes: embalagem de champignons da indústria alimentícia Sierra, de Biritiba Mirim (SP)

Em recente pesquisa, a ABRE identificou que o consumidor não separa a embalagem de seu conteúdo, ou seja, se uma embalagem é boa, ele tenderá a considerar que o produto que ela acondiciona também é bom.

Para Luciana Pellegrino, diretora-executiva da ABRE, um design de embalagem competente pode garantir uma boa comunicação com o consumidor e um melhor posicionamento da empresa diante da concorrência.

“Cabe à embalagem transmitir a qualidade do produto, seus diferenciais, forma de uso, aplicação, entre outros pontos. Com um bom design, a empresa pode ainda otimizar custos, reduzir perdas e ganhar eficiência no transporte”, avalia Luciana.







Foto: Divulgação

Depois: novo sachê ressaltou a praticidade do alimento pronto para consumo e rejuvenesceu o produto. O resultado foi o aumento nas vendas e a entrada em grandes redes de varejo

Nas duas edições anteriores, o projeto ABRE/Sebrae atendeu 357 micro e pequenas empresas, com mais de 1500 embalagens desenvolvidas e investimento de R$ 2,4 milhões. A expectativa agora é beneficiar mais de 200 empresas.

Como participar
As MPEs interessadas em participar do projeto deverão entrar em contato pelo e-mail: projetosebrae@abre.org.br. As agências serão escolhidas pela Comissão do Projeto por meio de rodízio, ou seja, os projetos serão distribuídos aleatoriamente entre as agências participantes.

Mais informações:
www.abre.org.br/parceria_abre_sebrae.php
www.embalagemparatodos.com.br