Métodos de produção mais limpa serão discutidos em conferência na Fiesp - CIESP

Métodos de produção mais limpa serão discutidos em conferência na Fiesp

A Conferência Paulista de Produção Mais Limpa, que se realizará no dia 24 de março, das 8h às 18h, na sede da Fiesp (avenida Paulista, 1313), terá como objetivo subsidiar o setor industrial paulista na busca pelo desenvolvimento sustentável.

O presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, assinará um Protocolo de Cooperação com 17 instituições de Ensino Superior, visando à união de forças entre Fiesp e universidades na disseminação do conceito de produção mais limpa (P+L) junto às empresas.

Organizado pelo Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Fiesp, o encontro abordará temas de fundamental importância para os empresários, que, cada vez mais, necessitam encontrar caminhos que lhes permitam harmonizar desenvolvimento com cuidado ambiental. Ou, em outras palavras, devem atender às expectativas do mercado, dos sócios e dos investidores, sem que isso implique a perda dos bons indicadores ambientais.

Diversas autoridades ambientais são esperadas para o evento. Entre elas, o ministro Carlos Minc, o Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, o Secretário Municipal do Verde, Eduardo Jorge Sobrinho, e o diretor-presidente da Cetesb, Fernando Rei.

Temas importantes
No tópico relacionado ao melhor aproveitamento de matérias-primas, serão mostrados vários cases de sucesso, como o da BASF S/A, que converte garrafas PET em resina, e o da indústria do setor químico Elekeiroz, que obteve bons resultados na recuperação energética e na minimização de perdas.

As experiências da Carbocloro, que otimizou o sistema de filtração de Hipoclorito de Sódio, e da BSH Continental Eletrodomésticos, que conseguiu diminuir sensivelmente a emissão de resíduos e efluentes em processo industrial de esmaltação, serão discutidos durante o Painel de “Redução da Geração de Resíduos”, juntamente com outras experiências positivas.

Sobre o reuso de água, serão apresentados projetos como o da Tavex Corporation, que apostou na prevenção à poluição, e o da Pilkington Brasil, indústria vidreira que implantou o reuso da água nos processos produtivos.

Confira aqui a programação completa.

Agência Ciesp de Notícias