MEIO AMBIENTE - CIESP

MEIO AMBIENTE

Bauru inaugura 17ª agência ambiental unificada

 
A cidade de Bauru inaugurou na sexta-feira, 29 de fevereiro, a 17a. Agência Ambiental Unificada, órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que vai abrigar no mesmo local a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e o Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN). A agência será responsável pela liberação do licenciamento ambiental necessário à instalação ou ampliação das indústrias da região. “O grande ganho para o setor produtivo vai ser a rapidez do processo de licenciamento. A concentração que a agência vai promover irá facilitar tanto as ações da Cetesb e do DEPRN quanto a nossa”, afirmou o diretor titular da Diretoria Regional do Ciesp em Bauru, Domingos Malandrino.
 
A unificação dos órgãos ambientais faz parte do Projeto de Licenciamento Unificado do governo do estado. Até o final de 2008 serão 56 agências em todo território paulista. “O licenciamento unificado atende a antigo pleito do setor produtivo, que reivindicou a redução da burocracia para obtenção da licença. A criação das novas agências unificadas, deve proporcionar ganhos ao empreendedor, porque elas agilizarão e darão maior transparência ao processo de obtenção das licenças”, analisou o diretor de meio ambiente do Ciesp, Mário Hirose.
 
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente tem como metas reduzir em 30% o tempo para emissão do licenciamento, a regionalização do licenciamento por UGHRI (Unidade Gerenciamento de Recursos Hídricos), a readequação da fiscalização e a redução dos departamentos licenciadores.
 

Foto: Pedro Calado, arquivo Cetesb 

 
Agência Ciesp de Notícias
Nivaldo Souza
03/03/2008