Marilia sediou nesta quinta-feira mais uma edição da Rodada de Negócios do Ciesp em 2011 - CIESP

Marilia sediou nesta quinta-feira mais uma edição da Rodada de Negócios do Ciesp em 2011

Agência Ciesp de Notícias

O Ciesp promoveu nesta quinta-feira (5), em Marília, sua quarta Rodada de Negócios em 2011. O evento foi realizado em parceria com a DR local e as diretorias regionais de Bauru, Botucatu e Jaú. Neste ano, o Centro das Indústrias já realizou rodadas em São José do Rio Preto, Jundiaí e Indaiatuba, que juntas reuniram 435 empresas e proporcionaram mais de 3.600 reuniões de negócios.

“Um dos principais objetivos do Ciesp é facilitar a geração de negócios e incentivar a cultura de networking entre seus associados”, afirma José Henrique Toledo Corrêa, diretor-titular de Produtos e Serviços e coordenador do evento.

A rodada desta quinta-feira recebeu mais de 150 empresas, entre âncoras e fornecedoras da Macrorregião 4 do Ciesp. A previsão é de que as empresas tenham realizado cerca de 1.500 reuniões de negócios.

Grandes indústrias de diversos setores, como Dori, Sasazaki e Spaipa e líderes de segmentos, como Jacto e JBS (rede de frigoríficos), estiveram entre as companhias compradoras. Micros, pequenas e médias empresas aproveitaram a oportunidade para apresentarem seus serviços e produtos para as empresas âncoras.

Na opinião dos diretores regionais parceiros no evento, esse modelo de fazer negócio traz economia de tempo e de custos e fortalece a indústria.

“Oportunidades como essa são difíceis de acontecer, às vezes uma pequena empresa não consegue detalhar seus serviços para uma indústria maior. Na rodada, as pequenas tiveram atenção especial e condições de divulgar seus produtos”, observou o diretor da DR Marília, Flávio Perez. A lista de demanda com produtos e serviços de interesse das âncoras, oferecidos na rodada, continha desde fornecimentos de bobinas de papel higiênico a serviço de engenharia e administração de obras até manutenção de turbinas.

Aldo Mazza Júnior, diretor regional de Jaú, disse que o formato idealizado pelo Ciesp melhorou a interação da macrorregião.
“Estimulou as trocas comerciais entre empresas das cidades envolvidas”, considerou.

Domingos Malandrino, da DR Bauru, concluiu que o evento movimentou as regionais na busca da geração de negócios e fortaleceu o network entre grandes e pequenas empresas. “Propiciou conhecimento mutuo entre fabricantes. Os negociadores abriram caminhos para terceirização de componentes, contratações de serviços mais próximos das grandes empresas, o que poderá baratear os custos finais futuramente”, acrescentou o dirigente.

“Isso sem falar na economia de tempo”, acrescentou Moacir Fernandes Filho, diretor regional de Botucatu. “Pela logística, é melhor negociar com quem está próximo”, sublinha o diretor.

Oportunidades para as empresas

As Rodadas de Negócios promovidas pelo Ciesp no estado de São Paulo reúnem empresários de diferentes setores com o objetivo de fecharem negócios e firmarem parcerias.

As pesquisas realizadas mostram a participação de aproximadamente 60% de micro e pequenas empresas nos eventos. O destaque fica por conta da participação de empresas-âncoras, interessadas em comprar produtos e serviços de fornecedores locais.