Luta contra aumento de impostos é destaque em 2015 - CIESP

Luta contra aumento de impostos é destaque em 2015

Agência Indusnet Fiesp

Em 2015, ano de grave crise, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) trabalhou intensamente na defesa do setor industrial e da sociedade e na busca de soluções para os problemas do país – muitas vezes, junto com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), também presidido por Paulo Skaf. Empenhou-se em iniciativas de grande visibilidade e alcance, como a campanha contra o aumento de impostos “Não Vou Pagar o Pato”, que coletoumais de um milhão de assinaturas no último trimestre, e o apoio à regulamentação da terceirização, aprovada na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado. 

Paulo Skaf durante o lançamento da campanha Não Vou Pagar o Pato. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Paulo Skaf defendeu o projeto no Senado, em razão da segurança jurídica propiciada a empresas e trabalhadores. A regulamentação da terceirização, afirma, tem o potencial de gerar empregos. Skaf acompanha com atenção o assunto e costuma derrubar os falsos argumentos contrários ao projeto. Fiesp e Ciesp prepararam e divulgam material sobre a regulamentação da terceirização, os “Mitos e Verdades” e a “Nota Técnica” sobre a regulamentação da terceirização.

Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp, defende no Senado regulamentação da terceirização. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

A terceirização foi tema principal da primeira reunião oficial de trabalho do Conselho Superior de Relações do Trabalho da Fiesp (Cort), em agosto. Outro conselho superior criado em 2015 (abril) é oCondesporto, presidido pelo piloto Emerson Fittipaldi, que se dedicou a temas como a integração entre esporte e educação. O Conselho Superior de Responsabilidade Social (Consocial) foi reinstalado em setembro, tendo como uma de suas áreas de atenção a obesidade infantil. No Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) a novidade foi a adoção de uma agenda positiva, para mostrar bons exemplos de sucesso em época de crise. Um de seus pontos altos foi a apresentação de Flavio Rocha, presidente da Riachuelo, maior grupo de moda do Brasil.

Outra característica dos conselhos superiores em 2015 foi sua atuação conjunta. Em abril, por exemplo, os Conselhos Superiores de Economia (Cosec), Inovação e Competitividade (Conic) e de Comércio Exterior (Coscex) trouxeram o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) para discutir o panorama da indústria de transformação.

O envolvimento de várias áreas da Fiesp e do Ciesp ocorreu em outros eventos, como a discussão sobre as leis de incentivo ao esporte promovida em novembro, com a participação do Departamento Jurídico (Dejur), Departamento da Micro, Pequena e média Indústria (Dempi) e do Comitê da Cadeia Produtiva do Desporto (Code).

Sempre alerta aos temas de sua área, o Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos (Conjur) discutiu pontos como a  Lei 13.188 (do direito de resposta) poucos dias depois de sua sanção, em novembro. Ao longo do ano, diversos outros seminários e workshops sobre assuntos jurídicos e legislativos foram organizados pela Fiesp – por exemplo, direito digital, em outubro, eriscos à economia digital, em agosto. Em dezembro, outro tema ligado à área digital, o seminário sobre compartilhamento de informações para segurança e defesa cibernética.

Ao lado das discussões teóricas, a Fiesp atuou também na prática em diversas outras questões que de alguma forma afetavam a indústria e o país, conseguindo dezenas de conquistas –que evitaram prejuízos bilionários– graças à produção de material técnico de qualidade e à formulação de propostas no âmbito do Legislativo, do Executivo e do Judiciário. O respeito à casa da indústria paulista foi fundamental, mais uma vez, para favorecer o diálogo com diversos interlocutores. Demonstração desse prestígio foi a visita à Fiesp de Mauricio Macri, em dezembro, pouco antes de tomar posse como presidente da Argentina. Também visitou a Fiesp, em abril, a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye. Estiveram na casa da indústria 26 ministros de outros países, dois governadores de Estados norte-americanos e 30 embaixadores. 

Almoço na Fiesp com Mauricio Macri, às vésperas de sua posse como presidente da Argentina. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Quando necessário, Fiesp e Ciesp asseguraram os direitos da indústria por meio de ações judiciais. E ajudaram muita gente a evitar a ida à Justiça. A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp completou 20 anos de atuação, fortalecida pela recente Lei n. 13.140/2015. O workshop Presente e futuro da Mediação no Brasil, no dia 4 de novembro, discutiu com profundidade seus aspectos.

Também no estímulo ao debate dos grandes temas que afetam o país –ou o mundo, como as mudanças climáticas- a Fiesp se destacou. Promoveu, por exemplo, o seminário Uma agenda positiva para o Brasil: aprendendo com práticas internacionais, em conjunto com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), referência mundial em promoção de políticas públicas para a melhora econômica e o bem-estar social. O evento, realizado em novembro, mostrou o caminho que o Brasil deve seguir para retomar o crescimento, de forma sustentável.

Em documento enviado aos ministérios das Relações Exteriores e do Meio Ambiente, a Fiesp se posicionou em relação à posição que o Brasil deveria adotar durante a Conferência sobre Mudança do Clima da Organização das Nações Unidas (COP21), em Paris. Lançou um hotsite sobre o tema e participou da cúpula, de 30 de novembro a 11 de dezembro, integrando a delegação oficial brasileira. Para se preparar, ao longo do ano a Fiesp convidou para debater especialistas como a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e Sir David King, representante especial para mudança do clima do Ministério das Relações Exteriores britânico e referência mundial na área. Também foram realizados diversos eventos sobre o tema.

Em 2015, o Comitê de Responsabilidade Social (Cores) da Fiesp, em parceria com Ciesp e Sesi-SP, promoveu, na Grande São Paulo e no interior paulista, workshops, seminários, encontros e reuniões técnicas com empresários, profissionais de diversos setores e entidades para disseminar o conceito de sustentabilidade nas estratégias de negócios e melhoria da competitividade. Foram nove eventos da série “Jornada da Sustentabilidade”; nove “Encontros Fiesp Sustentabilidade.

Destaque para evento promovido em dezembro pelo Cores, DMA e União Europeia para discutir sustentabilidade no mundo e apresentar casos de sucesso nas indústrias, com a presença de especialistas nacionais e internacionais, empresários e entidades ligadas ao tema.

Ainda em meio ambiente e sustentabilidade, 2015 teve novas edições de dois prêmios tradicionais, que incentivam e difundem ações do setor industrial na área. Na 17ª Semana de Meio Ambiente foram conhecidos os premiados do 21º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, cujo objetivo é reconhecer as boas práticas corporativas em ações sustentáveis como a redução de consumo e reúso de materiais e recursos naturais. Em março, foram conhecidos os vencedores da 10ª edição do Prêmio de Conservação e Reúso de Água.

O debate sobre a crise hídrica foi recorrente na Fiesp. Em agosto, por exemplo, encontro do Conselho de Meio Ambiente (Cosema) tratou das causas e dos efeitos da seca no Estado de São Paulo e na Região Metropolitana.

Em julho, workshop do Departamento de infraestrutura da Fiesp (Deinfra) teve a participação de especialistas em recursos hídricos que criticaram a gestão e a falta de planejamento no setor.

O workshop foi um dos mais de 30 promovidos pelo Deinfra para debater os gargalos, desafios e perspectivas da infraestrutura. Temas como plano municipal de saneamento básico, internet das coisas e incentivo para investimentos privados nas áreas de logística e energia foram discutidos nos encontros. Os workshops contaram com a presença de especialistas, instituições e órgãos governamentais, entre outros. Foram transmitidos online, aumentando seu alcance.

Em março deste ano, o Departamento da Indústria da Construção da Fiesp (Deconcic) lançou o 11º ConstruBusiness – Antecipando o Futuro, durante o Congresso Brasileiro da Construção, evento promovido pela entidade. O estudo, entregue ao Governo no evento, traz uma análise da cadeia produtiva, focando em investimentos para infraestrutura econômica (energia, transportes e telecomunicações) e desenvolvimento urbano (habitação, mobilidade urbana e saneamento), no período de 2015 a 2022. Segundo a publicação, o Brasil investiu R$ 460 bilhões em desenvolvimento urbano e infraestrutura econômica em 2014. Para o ano que vem, está previsto o lançamento do ConstruBusiness Paulista, com foco no Estado de São Paulo.

O Observatório da Construção, site que reúne conteúdos sobre toda a cadeia produtiva da construção, ganhou novo formato e mais conteúdo em outubro. Desenvolvido pelo Deconcic, é uma ferramenta online útil como fonte de referência para pesquisas e planejamentos, auxiliando empresas, governo, profissionais e universidades.  Para ajudar na divulgação do material, foi criado o Boletim da Construção, quinzenal, com informações exclusivas, análises e notícias da área.

Em novembro, a Fiesp foi sede do lançamento da Frente Parlamentar da Indústria da Construção, apoiada pela entidade. Integrada por deputados estaduais de São Paulo, tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor. Proposta semelhante, também apoiada pela Fiesp, por meio de seu Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração (Comin), tem a Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, relançada em agosto.

Além de áreas específicas, a Fiesp não tirou de vista o setor como um todo. Ao longo do ano o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) acompanhou de perto o desempenho (por meio do Índice de Nível de Atividade-INA), a expectativa dos industriais (Sensor) e o nível de emprego na indústria. Também ficou de olho no consumidor – em julho, indicou a mudança de hábitos justificada pela alta da inflação, com a troca de produtos por marcas mais baratas e itens mais baratos. Em outubro, mostrou que os brasileiros deixavam de comprar por falta de dinheiro e viam piora em suas finanças. Em dezembro, identificou que o 13º salário no ano seria usado para o pagamento de dívidas. Para refletir a alteração na metodologia do PIB adotada pelo IBGE e permitir o acompanhamento da participação da Indústria de Transformação no PIB de 1947 a 2014, o Depecon ajustou os valores anteriores, o que permitiu o encadeamento da série.

Novidade de 2015, lançada em setembro, a Sondagem de Mercado do Agricultor Brasileiro, da Fiesp e da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), entrevistou mais de 500 produtores em todas as regiões do Brasil para identificar quais são os principais agentes financiadores do custeio da produção agrícola em solo nacional. Também foi levantado qual o principal período de aquisição e recebimentos de insumos ao longo do ano.

Em dezembro, o Departamento de Agronegócio da Fiesp (Deagro) lançou o Outlook 2025, que reúne diagnósticos e projeções para o setor na próxima década.

Em novembro, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, explicou, durante reunião do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag), como o órgão que dirige planeja sua atuação para os próximos anos. Em sua apresentação, Lopes disse que o modelo atual de pesquisa expirou.

A pesquisa de novos modelos de negócios teve novamente especial atenção por parte da Fiesp. Organizado pelo Comitê Acelera Fiesp, o Acelera Startup teve sua sétima edição em novembro. Os 316 finalistas foram escolhidos entre cerca de 5 mil empresas. Depois de passar por dois dias de um exclusivo processo de aceleração, com palestras, workshops, mentorias e avaliações classificatórias, foram definidos 13 finalistas, nas categorias Geral; Agronegócio; Educação; Saúde e Bem-estar. Os vencedores foram o sistema de segurança Tela de Bloqueio e o projeto de mobilidade Livre, que transforma cadeiras de rodas em triciclos motorizados. 

 

O Comitê Acelera Fiesp (CAF) promoveu a 4ª edição do Hackathon, uma maratona hacker, em agosto. Foram 150 participantes neste ano, e os vencedores foram os aplicativos IOTility (Cadeia Produtiva), Bem Infinito (Social) e ConnectBiker (Consumidor Final).

E a Fiesp não descuidou das micro e pequenas indústrias e da inovação ao longo do ano. Em 2015, o Departamento da Micro, Pequena e Média Empresa da Fiesp (Dempi) fez 208 atendimentos em 7 salas de crédito. As duas palestras sobre crédito capacitaram mais de 150 participantes.  Em maio, o X Congresso da Micro e Pequena Indústria, com o tema Produzir mais e Melhor, teve 2.100 participantes. No Seminário da Micro e Pequena Indústria: Vender Mais e Melhor, em outubro, foram 587 participantes.

A Fiesp e o Ciesp integram a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal. Relançada em maio, tem como objetivo propor leis e políticas públicas de apoio ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas. Entre as propostas, está a ampliação dos limites do Simples Nacional, regime de tributação especial para empresas de pequeno porte, e a criação de novas regras de transição entre alíquotas.

Sempre preocupada com a indústria brasileira, a Fiesp manteve o olhar aberto para o mundo, discutindo temas como barreiras técnicas às exportações e os grandes acordos comerciais. Seu Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) organizou três missões empresariais durante 2015, para Nova York, Cuba e Milão.

Mente sã em corpo são 

Entidade irmã da Fiesp, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) teve papel essencial num feito inédito: o primeiro lugar na olimpíada da formação profissional, o WorldSkills São Paulo 2015, em agosto. Das 11 medalhas de ouro que deram ao Brasil a vitória, 6 foram de alunos do Senai-SP. 

Com a bandeira do Brasil, Luis Carlos Sanches Machado Junior, do Sesi-SP: ouro, Melhor da Nação e melhor do mundo. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

E o ano deu muitas medalhas e pódios à indústria também no esporte. Atletas do Sesi-SP foram destaques nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá, e no Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia, conquistando 14 medalhas (3 de ouro, 7 de prata e 4 de bronze) em um mês. E houve muitas outras vitórias ao longo do ano.

Uma grande conquista foi a Carreta Musa- Mulher Saúdável. No projeto, uma carreta de alta tecnologia do Sesi-SP, totalmente equipada para fazer mamografias, esteve na Fiesp e percorreu as indústrias da Grande São Paulo, oferecendo o exame, essencial para a detecção precoce do câncer de mama, durante todo o mês de outubro. Mulheres com 40 anos ou mais ou por indicação médica tiveram acesso ao exame gratuitamente.

Inclusão

Em 2015, o Departamento de Ação Regional da Fiesp (Depar) trabalhou intensamente em projetos de inclusão da pessoa com deficiência (PCD). Entre eles, o “Meu Novo Mundo”, em parceria com Sesi-SP e Senai-SP, que prevê qualificação profissional e contratação de aprendizes.

Iniciado em fevereiro deste ano, 30 indústrias aderiram ao programa, contratando 400 pessoas com deficiência no cargo de aprendiz, que imediatamente começam a receber salários e benefícios oferecidos pelas empresas e, simultaneamente, a frequentar cursos técnicos do Senai-SP e atividades no Sesi-SP.

Criado para oferecer ferramentas e orientar a indústria sobre a forma de promover a real inclusão profissional de pessoas com deficiência ao mesmo tempo em que cumpre a “Lei de Cotas”, o programa “Sou Capaz” realizou em 2015 fóruns e cursos em diversas cidades paulistas, dos quais participaram 1.550 representantes de indústrias, sindicatos, instituições e órgãos públicos. 

Eu Estou, do arquiteto e designer Guto Requena, na Galeria de Arte Digital. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Momentos de lazer

Depois de trabalhar todos os dias, a Fiesp ainda cuida do entretenimento e da cultura aos domingos. Lançou em dezembro o projeto Fiesp na Paulista Aberta, que já virou ponto de encontro de domingo, sempre com atrações diferentes na calçada do prédio da Fiesp/Sesi-SP. Atração de peso foi a orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins.

Ao longo do ano, a indústria paulista ofereceu ao público, no Teatro do Sesi-SP, na Galeria de Arte do Sesi-SP e na fachada do prédio da Fiesp (a Galeria de Arte Digital do Sesi-SP) peças de teatro, espetáculos e exposições como Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção, que bateu recorde – foi vista por mais de 200 mil pessoas.

Aplicativos

Em agosto, o Monitor de Banda Larga da Fiesp, recurso criado em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que mede a velocidade da banda larga fixa, ganhou uma nova versão para verificar a banda larga móvel. Em uma segunda fase de implantação, o aplicativo foi ampliado para smartphones, tablets, plataformas Android e IOS. No caso de banda larga fixa, a ferramenta foi atualizada para Mac e MacBooks.

Outro lançamento de 2015 é o Sistema de Licitações, plataforma online que facilita o acesso aos processos de licitação do Sesi-SP e do Senai-SP. O acesso é feito via site ou aplicativo, compatível com todos os aparelhos celulares e tablets (Android, iOS e Windows Phone). O sistema descreve produtos e serviços a ser contratados e fornece informações sobre o tipo de compra ou contratação: volume, locais de entrega e condições de fornecimento.