Liderados pelo Ciesp, empresários de Osasco conseguem reduzir horário de restrição a caminhões no município - CIESP

Liderados pelo Ciesp, empresários de Osasco conseguem reduzir horário de restrição a caminhões no município

 

Agência Ciesp de Notícias

Em encontro realizado na sede do Ciesp Regional de Osasco, na quarta-feira (29), empresários e Poder Público chegaram a um consenso quanto às regras de restrição a caminhões, que será implantada nos principais corredores do município. Na ocasião, foram consolidados os compromissos firmados em reunião ocorrida no dia 24 de fevereiro. O entendimento pôs fim às divergências entre as partes quanto ao tempo de restrição e início das novas regras de circulação de veículos pesados nas vias públicas da cidade.

O diretor regional do Ciesp, Sérgio Marchesi, abriu o encontro no auditório da DR — que voltou arecebergrande número de empresários – e afirmou ter “prevalecido o bom senso” e que o novo Decreto será “bom para os dois lados”.

O secretário de Governo, Jorge Lapas e representou o prefeito Emídio de Souza no evento e explicou que o primeiro decreto — assinado no início de fevereiro e que provocou reação do setor privado — foi idealizado com objetivo de abrir as discussões com as forças representativas da sociedade. Lapas destacou o histórico de boas relações entre Prefeitura e empresários por ocasião de outros temas de interesse da cidade. Ele agradeceu o empenho do setor na formulação das propostas.

O secretário de Transporte e Mobilização Urbana, Waldyr Ribeiro, acrescentou que a discussão em torno do decreto permitiu que se chegasse a um consenso em relação à restrição de caminhões nos principais corredores da cidade.

 

Em seguida, foram apresentadas as propostas aprovadas pela prefeitura:

· A zona de restrição central foi mantida entre 5 e 21 horas (segunda a sexta-feira) e sábado das 10 às 14 horas.

· As Vias Estruturais Restritas (VER), antes com restrição total, passará p/ os períodos: 7 às 9 horas e 17 às 19 horas (segunda a sexta-feira), exceto feriados.

· Em todas as vias da cidade, os Veículos de Carga de Pequeno Porte (VCPP), com comprimento de até 7,20m x 2.30m de largura, estarão livres da restrição. Os VCPPs são equivalentes aos VUCs. Aos sábados, essas vias não terão restrições.

· Estarão liberados da restrição os veículos considerados de urgência, socorro mecânico, cobertura jornalística, de feiras livre mudanças (desde que cadastrados) e serviços essenciais (também cadastrados), obras e serviços e veículos de prestação de serviço público essencial.

· O decreto entrará em vigor 30 dias após sua promulgação.

Ao final, Waldir Ribeiro solicitou apoio do Ciesp no ajuste das clausulas principais e, em nome do prefeito de Osasco, convidou os empresários para participarem do Ato Oficial de Assinatura do Decreto que será realizado no Gabinete do Emídio de Souza, provavelmente no dia 5 de março.

Mais informações nos telefones: 11 3686-5922/4714 ou pelo e-mail: ciesp@ciespcastelo.com.br